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SAIBA COMO TORNAR-SE UM ECOCONDUTOR
Saiba como tornar-se um ecocondutor
2017-04-20
Saiba como tornar-se um ecocondutor

De acordo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, o transporte individual em automóvel representa 82% de toda a mobilidade rodoviária gerada. A crescente dependência em relação aos transportes privados e o aumento do número de viagens por passageiro têm elevados impactos sociais, económicos e ambientais, obrigando ao desenvolvimento de políticas de sustentabilidade do setor dos transportes. Estas políticas passam pela melhoria da eficiência energética dos veículos, por estratégias de promoção da utilização de transportes coletivos e pela educação para as mudanças de comportamento, com o objetivo de desenvolver a consciência ambiental dos cidadãos.


O que é a ecocondução? 

 

Pequenas alterações nos hábitos de condução podem resultar em benefícios consideráveis e o papel do condutor tem uma grande influência no consumo de combustível e na redução da emissão de gases poluentes. A ecocondução é uma técnica que se baseia na adoção de práticas de condução mais eficientes, ecológicas e seguras e que permitem tirar maior partido das capacidades dos veículos, de forma a otimizar os consumos, reduzir a poluição e contribuir para a diminuição da sinistralidade rodoviária.


Antecipar 


A condução por antecipação é o alicerce de uma condução ecológica. Conduzir com uma distância de segurança e praticar a visão periférica (estar atento ao que o rodeia com um ângulo de visão amplo) possibilita uma maior capacidade de reação e diminui o risco de acidentes, concorrendo assim para uma maior segurança na estrada. Ao antecipar-se às situações está também a diminuir a necessidade de acelerar e travar bruscamente, reduzindo os consumos e melhorando o conforto dos passageiros.

 

Conduzir a baixas rotações

 

Conduzir a rotações altas aumenta o consumo de combustível. Acelerações a fundo são de evitar. Por exemplo, nas subidas, opte por uma mudança em que não precise de acelerar a fundo, ficando assim uma reserva de aceleração (por segurança), colocando o acelerador a dois terços ou três quartos.


Acelerar e desacelerar com suavidade

 

Conduza com suavidade, de forma a evitar acelerações e desacelerações, bem como travagens bruscas. Acelerações bruscas provocam um consumo de combustível excessivo e uma maior emissão de poluentes atmosféricos e ruído. Quando se trava, sucede a dissipação de energia resultante do combustível injetado no motor que não foi aproveitada para o movimento do veículo. Ao prevenir uma travagem dando início a uma redução lenta da velocidade uns metros antes do ponto calculado de paragem, aproveita-se de forma mais eficiente o combustível injetado no motor.

 

Abrandar

 

Evite velocidades excessivas e mantenha a velocidade o mais constante possível. Conduzir a uma velocidade de 135 km/h (para além de violar o Código da Estrada) representa um consumo 25% superior em relação à condução a uma velocidade de 112 km/h.

 

Evitar o ralenti

 

Um automóvel gasta aproximadamente um litro de combustível por hora ao ralenti. Em paragens superiores a um minuto é recomendável desligar o motor. Assim, em poucos segundos o gasto energético associado ao arranque do motor é compensado pelo período em que o motor permaneceu desligado. Além disso, um veículo ao ralenti contribui para a poluição sonora e atmosférica.

 

Travar com o motor

 

Nas descidas e travagens mantenha uma mudança engrenada (travar com o motor), permitindo deste modo uma maior segurança e um menor consumo.

 

Verificar a pressão dos pneus 

 

Verifique regularmente a pressão dos pneus. A pressão desadequada obriga à substituição precoce dos pneus. Uma pressão demasiado baixa aumenta o consumo de combustível.
Uma pressão demasiado alta provoca o desgaste do centro do pneu e uma menor aderência à estrada.

 

Diminuir o atrito 

 

Na autoestrada, um dos principais responsáveis pelo aumento do consumo de combustível é o atrito aerodinâmico. Assim, deve evitar-se a instalação de barras de tejadilho, suportes para bicicletas ou outros acessórios que alterem a aerodinâmica do carro.

 

Evitar deslocações curtas 

 

Os motores ainda “frios” utilizam muito mais combustível por quilómetro em relação a um motor já “quente”. Em deslocações curtas, o motor normalmente não alcança a temperatura ótima de funcionamento, o que eleva o consumo e o desgaste do motor.

 

Moderar o ar condicionado 

 

Utilize o ar condicionado apenas quando indispensável, já que esta comodidade pode consumir até meio litro de combustível por hora.
 

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