Economia Circular no canal HORECA
Economia Circular no canal HORECA
2018-07-10
Economia Circular no canal HORECA

Até ao final do ano a Sociedade Ponto Verde (SPV) vai visitar 1200 estabelecimentos do canal HORECA, com o objetivo de relembrar como é fácil separar as embalagens e que o gesto de todos é essencial para fazer de Portugal um destino turístico cada vez mais sustentável.

 

Numa primeira fase, a campanha Missão Reciclar, que arranca no dia 30 de julho, vai visitar os estabelecimentos hoteleiros, de restauração e similares na área de intervenção de dois sistemas responsáveis pela gestão de resíduos urbanos: a Ecobeirão, focando-se nos municípios de Viseu, Tondela, Oliveira do Hospital, Mangualde, Nelas, Seia e Gouveia; e a Tratolixo, percorrendo os concelhos de Mafra, Sintra e Oeiras. Posteriormente serão abrangidos outros sistemas de gestão de resíduos.

 

Com esta iniciativa, a Sociedade Ponto Verde pretende reeditar o sucesso da primeira edição da Missão Reciclar Horeca, realizada em 2015, que possibilitou a visita a 1.600 pontos de venda nos municípios de Almada, Barreiro, Seixal, Setúbal, Sesimbra, Matosinhos e Odivelas, dos quais 78% se mostraram separadores.

Os estabelecimentos do canal HORECA têm sito atores fundamentais para o aumento do desempenho ambiental do País através da correta separação que a maioria já faz dos resíduos de embalagens, nomeadamente de vidro e metal. Apesar das recentes alterações na legislação, a Sociedade Ponto Verde conta com a parceria de todos os estabelecimentos para a separação das embalagens usadas, rumo à desejável transição para um modelo económico circular, em detrimento do modelo assente no princípio de extrair-usar-descartar.

Sem esquecer os resultados positivos já alcançados, existe ainda um considerável potencial de crescimento ao nível da adoção de hábitos de separação e, por esta razão levou a Sociedade Ponto Verde a relançar a campanha Missão Reciclar para os estabelecimentos do canal HORECA. 

 

 

 

DESCUBRA AINDA
id noticia: 105