Investigação, inovação e informação são motores para mais e melhor reciclagem
Investigação, inovação e informação são motores para mais e melhor reciclagem
2020-05-20
Investigação, inovação e informação são motores para mais e melhor reciclagem

Investigação e inovação de embalagens para melhores resultados de reciclagem e mais informação para os consumidores são caminho para atingir objetivos da economia circular. Estas foram algumas das conclusões do webinar “Talk4Recycling”, organizado pela Sociedade Ponto Verde, que decorreu na terça-feira, ao qual assistiram mais de 350 participantes e que reuniu empresas, academia e especialistas em torno da reciclabilidade.

 

Na sessão de abertura, Ana Isabel Trigo Morais, CEO da SPV, deixou um alerta: “Temos perante nós um consumidor que irá cada vez mais pedir às marcas que reflitam os seus ideais e as suas preocupações, em temas como o consumo sustentável e a embalagem”, tendo assegurado que que este é um desafio “para o qual podem contar com a SPV”.

 

A mesa-redonda “Importância da redução e de uma maior reciclabilidade”, que juntou empresas como a Sonae, a L’Oréal e a Sumol+Compal e a professora e investigadora Ana Pires, foi um dos pontos mais marcantes do debate. O balanço da reciclabilidade é positivo embora se mantenha a ressalva de que muito ainda pode ser feito em termos de ecodesign, embalagens e educação ao consumidor.

 

A necessidade de uma colaboração constante entre as marcas que colocam embalagens no mercado e a sua entidade gestora de resíduos de embalagens, a Sociedade Ponto Verde ficou, mais uma vez evidente.

 

No final foi apresentada a Nova Iconografia de Reciclagem, um projeto da Sociedade Ponto Verde, desencadeado por uma colaboração com a Sonae para as suas embalagens de marcas próprias,  que vem ajudar as marcas nas suas embalagens a esclarecer, de forma clara e simples, os consumidores sobre as práticas corretas de separação e reciclagem.

 

Depois deste  webinar, que pode ser revisto aqui, a discussão em torno dos temas da sustentabilidade, marketing e investigação continua nos podcasts “Talk4Recycling”, que serão divulgados a partir de amanhã, 21 de maio, em http://talk4recycling.pontoverde.pt/

 

 

PODCASTS

21 MAIO

Tendências da Prevenção. Novas Metas. Diretiva SUP

Ana Cristina Carrola (Vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente) à conversa com Luísa Pinheiro (Assessora para a Regulação e Compliance da Sociedade Ponto Verde)

 

As Sinergias das Empresas nos Compromissos Globais

Pedro São Simão (Coordenador do Pacto Português para os Plásticos) à conversa com Nuno Dias (Diretor de Clientes da Sociedade Ponto Verde)

 

25 MAIO

“Marketing Sustentável. Tendências. Da Teoria à Prática”

Manuela Botelho (secretária-geral da Associação Portuguesa de Anunciantes) e Catarina Byscaia (CEO da Winicio) à conversa com Teresa Cortes (Gestora de Marketing & Comunicação da Sociedade Ponto Verde)

 

27 MAIO

Materiais Disruptivos à Reciclagem (PET) - Os Danos que as Más Escolhas Causam no Processo

Milena Parnigoni (Ecoibéria) à conversa com Elga Almeida (Responsável de Materiais da Sociedade Ponto Verde)

 

Os Constrangimentos na Triagem e a Importância do ‘Design4Sorting’

Marta Guerreiro (Administradora Delegada da Valorlis) à conversa com João Letras (Diretor de Gestão de Resíduos da Sociedade Ponto verde)

DESCUBRA AINDA
id noticia: 145