Sociedade Ponto Verde promove novo podcast sobre sustentabilidade e ética ambiental
Sociedade Ponto Verde promove novo podcast  sobre sustentabilidade e ética ambiental
2021-10-07
Sociedade Ponto Verde promove novo podcast sobre sustentabilidade e ética ambiental

 

Conversas informais e sugestões práticas relacionadas com temáticas como o ambiente, filosofia e inovação. É assim que se apresenta “Ecosofia X”, o novo podcast de sustentabilidade e ética do jornal Expresso, que é lançado, hoje, com o apoio da Sociedade Ponto Verde (SPV). Quinzenalmente, sempre à quinta-feira, há um novo episódio para ouvir.

 

Este é um projeto que parte do conceito ‘Ecosofia’ – que resulta da união de ecologia e filosofia - desenvolvido pelo filósofo norueguês Arne Naess, nos anos 70, para falar de harmonia ecológica. Naess defendia que cada pessoa devia refletir sobre a sua própria ecosofia pessoal, de forma a entender como era feito o percurso do eu, para o eu social e, finalmente, para o eu ecológico.

 

Conduzido por Cristina Gouveia e Sofia Guedes Vaz, engenheiras do ambiente com conhecimento na área da inovação e filosofia, este podcast surge, assim, com o objetivo de aproximar os ouvintes a temáticas ligadas à sustentabilidade, desafiando-os a explorar uma ecosofia ainda incógnita, uma Ecosofia X.

 

Cada episódio vai estar dividido em três momentos: a rubrica inicial “Raio X” vai analisar notícias da atualidade sobre o ambiente, na perspetiva pessoal de cada uma das interlocutoras; um momento de discussão e troca de experiências em torno de uma temática específica, que poderá contar com a participação de especialistas da área e, por último, um espaço de partilha de iniciativas e atividades para os ouvintes, como recomendações de filmes, séries, livros ou exposições.

 

Para Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, “projetos como o “Ecosofia X”, que decorrem num formato muito informal e prático, enquadram-se muito bem naquela que é a missão da SPV, pois além de sensibilizar para a temática da Sustentabilidade, vai permitir cultivar um pensamento mais consciente nos portugueses e, esperamos, motivar à adoção de melhores práticas. Foi por isso que nos juntámos ao Expresso e convidamos todos a ouvir este podcast, quinzenalmente!”

 

O podcast “Ecosofia X”, além do site do jornal Expresso, encontra-se em plataformas digitais como a Apple Podcasts ou o Spotify.

DESCUBRA AINDA
id noticia: 178