Sociedade Ponto Verde convida a reciclar em família
Sociedade Ponto Verde convida a reciclar em família
2017-06-09
Sociedade Ponto Verde convida a reciclar em família

O Dia Mundial do Ambiente é o mote perfeito para reciclar as suas ideias. Começar por ter um ecoponto em casa, a custo zero, é sempre um bom princípio. Assim, a proposta da Sociedade Ponto Verde é: faça o seu próprio ecoponto doméstico. Envolver e sensibilizar toda a família nesta atividade torna ainda mais agradável separar e reciclar.

Partilhamos algumas dicas:

1.    Utilize dois caixotes para os seus resíduos domésticos: um para os resíduos indiferenciados (aqueles cuja reciclagem não é possível, mais conhecidos como “lixo doméstico”) e outro para as embalagens de plástico e metal. 
2.    As embalagens de vidro, pelo seu maior volume, podem ser armazenadas num outro local da casa, por exemplo numa varanda, despensa ou arrecadação. 
3.    O papel e o cartão usados podem ser armazenados em qualquer divisão, numa caixa de cartão, pois não provocam maus cheiros. 
4.    Deve espalmar as embalagens de papel e cartão, a fim de reduzir o seu volume, permitindo aumentar a capacidade de armazenamento em casa e assim reduzir o número de deslocações ao ecoponto. 
5.    Sempre que possível, escorra todo o conteúdo das embalagens e espalme-as, de forma a ocuparem o menor espaço possível. 
6.    As embalagens de madeira também devem ser separadas, embora só possam ser depositadas nos ecocentros.
7.    Se tiver crianças em casa ou simplesmente gostar de se dedicar aos trabalhos manuais poderá adaptar caixas de cartão, decorando-as – com pinturas ou colagens – com temas alusivos a cada tipo de material e fazer dessas caixas os "ecopontos domésticos”.

Quando as caixas estiverem cheias, poderá transportá-las até ao ecoponto mais próximo, colocar aí os respetivos materiais e começar tudo de novo!


Sobre a Sociedade Ponto Verde
A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens, através da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), mais conhecido como "Sistema Ponto Verde". Promover a sensibilização e educação ambiental junto dos portugueses é um dos grandes objetivos da Sociedade Ponto Verde.

Para mais informações à imprensa, contacte por favor:
Júlia Almeida
21 355 30 36 - 96 167 8780
jalmeida@gci.pt

DESCUBRA AINDA
id noticia: 76