Logo Sociedade Ponto Verde

Reciclagem aumenta 36% na Maia com o alargamento da recolha seletiva porta-a-porta
Reciclagem aumenta 36% na Maia com o alargamento da recolha seletiva porta-a-porta
2014-02-20
Reciclagem aumenta 36% na Maia com o alargamento da recolha seletiva porta-a-porta

O projeto “Ecoponto em Casa”, a decorrer no município da Maia, está a revelar-se um sucesso no contributo para o aumento da reciclagem. Em 2013, verificou-se um crescimento de mais 35,6% ao nível da recolha multimaterial nos três ecopontos (amarelo, azul e verde) naquele município.

 

«Felicitamos a Maia pelo sucesso deste projeto e pelo contributo para o aumento da reciclagem nas Freguesias da sua área de abrangência. A participação de todos no processo de reciclagem começa em casa com a separação das embalagens usadas por tipo de material e posterior colocação nos equipamentos disponibilizados pelas Autarquias, sejam estes ecopontos, ecocentros ou sacos específicos para recolha porta-a-porta», sublinha Luís Veiga Martins, Diretor Geral da Sociedade Ponto Verde, uma das entidades que apoia o projeto.

 

O maior aumento (57,9%) registou-se no ecoponto amarelo. A recolha de vidro subiu 34,8%, enquanto o papel/cartão registou um acréscimo de 22,8%.

 

Quantidades de resíduos colocados nos ecopontos (em toneladas):

 

2012

2013

Variação

Ecoponto Amarelo

1.616

2.552

57,9%

Ecoponto Azul

2.669

3.278

22,8%

Ecoponto Verde

2.374

3.201

34,8%

Total

6.659

9.031

35,6%

 

A reciclagem de embalagens domésticas cresceu apesar do decréscimo de 9,6% da produção de resíduos indiferenciados em nossas casas, fruto da quebra no consumo e também da otimização das operações de recolha seletiva dos restantes materiais.  

 

Lançado em Outubro de 2012, o projeto da Maiambiente é co-financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional, o ON2 – O Novo Norte e a União Europeia. O “Ecoponto em Casa” coloca a separação de resíduos ao alcance de todos, ao combinar a distribuição de contentores para a separação indiferenciada e seletiva e a recolha dos resíduos porta-a-porta. Todas as viaturas de recolha serão dotadas de tecnologia para a leitura automática dos contentores munidos com identificadores eletrónicos (rádio frequência), o que permitirá a aquisição e disponibilização de dados operacionais em tempo real.

 

Para além do aumento considerável da taxa de recuperação de recicláveis, o projeto pretende também melhorar a qualidade do serviço prestado, otimizar os percursos de recolha e, ao mesmo tempo, diminuir o consumo de combustível e a emissão de gases com efeito de estufa, melhorar a higiene pública dos arruamentos e aumentar a segurança dos operadores de recolha.

 

Em Portugal, praticamente a totalidade da população é abrangida pelo Sistema Ponto Verde e 69% dos lares faz separação regular de resíduos.

DESCUBRA AINDA