Logo Sociedade Ponto Verde

Sociedade Ponto Verde distingue obras literárias que promovam o Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde
Sociedade Ponto Verde distingue obras literárias que promovam o Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde
2014-03-12
Sociedade Ponto Verde distingue obras literárias que promovam o Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde

A Sociedade Ponto Verde vai atribuir pelo terceiro ano consecutivo, em conjunto com a editora Princípia, o Prémio Obra Escrita Original Green Project Awards – Sociedade Ponto Verde. As candidaturas poderão ser apresentadas entre 5 de Março e 30 de maio de 2014.

«Com esta iniciativa a Sociedade Ponto Verde quer continuar a dar o seu contributo para a publicação de trabalhos que, sem este apoio, poderiam não ser publicados apesar da sua importância para promover o Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde. O prémio pretende receber trabalhos que demonstrem que o crescimento da riqueza e do emprego são conjugados com a redução das emissões de gases com efeito de estufa e de outros impactes ambientais, melhorando a eficiência energética e a utilização de recursos, preservando a biodiversidade, promovendo o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida e, entre outros aspetos, a igualdade social», explica Luís Veiga Martins, Diretor-Geral da Sociedade Ponto Verde. 

 

O Prémio Obra Escrita Original Green Project Awards – Sociedade Ponto Verde insere-se no âmbito da 7ª edição do Green Project Awards e pretende identificar, reconhecer e garantir a publicação de obras escritas de qualidade em língua portuguesa, sob a forma de livro, que promovam práticas e procedimentos que fomentem o desenvolvimento sustentável e uma economia de baixo carbono, eficiente e inclusiva.

A título de exemplo, podem candidatar-se todas as obras não publicadas, textos de autor, teses de doutoramento ou mestrado. A obra vencedora será editada e o seu autor receberá uma compensação pecuniária no valor de 2.500 euros.

 

Mais informação disponível em:

http://www.greenprojectawards.pt/portugal-candidaturas-regulamento.html

 

Em 2013, a iniciativa distinguiu o trabalho de Dinis Leitão, que visa promover novas formas de urbanizar e de construir, repensando as formas de aplicação de taxas que respondam às questões da sustentabilidade. A obra defende a conciliação de esforços de harmonização das leis nacionais com as Diretivas Europeias no sentido de ser possível, por exemplo, a aplicação de critérios como o das Reduções Certificadas de Emissões de carbono. Esta obra, inovadora em Portugal, será editada em Abril deste ano.

Foto: Green Projecto Awards

DESCUBRA AINDA