Logo Sociedade Ponto Verde

Guia Boa Cama Boa Mesa edição 2015
Guia Boa Cama Boa Mesa edição 2015
2015-01-06
Guia Boa Cama Boa Mesa edição 2015

Pelo segundo ano consecutivo, o Guia Boa Cama Boa Mesa do Expresso vai apresentar um indicador ambiental para restaurantes e hotéis preparado em exclusivo pela Sociedade Ponto Verde (SPV). O Indicador Ambiental alargou o seu âmbito e foram introduzidos novos conceitos.

 

Este índice inovador procura avaliar as práticas ambientais de restaurantes e hotéis, através de um questionário, numa escala simplificada e contínua de 1 a 5 pontos. O consumo racional de água, a poupança de energia e a gestão de resíduos são as principais componentes avaliadas.

 

«Pela experiência do primeiro ano, sabemos que a hotelaria está mais atenta a esta temática do ambiente, mais do que a restauração. Por isso, o Indicador foi revisto, em especial para a hotelaria, com base num questionário mais abrangente e detalhado. Por outro lado, porque também é na hotelaria que se encontram os maiores impactos para o ambiente e pela importância deste sector na imagem externa do país e na economia nacional», explica Luís Veiga Martins, Diretor Geral da Sociedade Ponto Verde.

 

As novidades do Indicador Ambiental para 2015 incluem uma maior preocupação com a integração das atividades de hotelaria e restauração com a economia local (ex: compras a produtores certificados) e o alargamento do âmbito (duplicação do questionário) no caso da hotelaria. Estão também previstas auditorias independentes por uma equipa da SPV a hotéis e restaurantes classificados pelo Guia Boa Cama Boa Mesa, com produção de um relatório com indicações precisas de oportunidades de melhoria.

 

As novidades para 2015 incluem ainda um Prémio SPV para os restaurantes e hotéis ambientalmente mais responsáveis. O indicador vai ter também preocupação com o desperdício que, além de gerar custos desnecessários, dá origem a mais resíduos em aterro.  Neste ano, o hotel mais amigo do ambiente foi o Vila Vita Parc Hotel. 

 

As equipas que estão a trabalhar na elaboração do guia encontram-se a medir os critérios definidos no Boa Cama Boa Mesa, assim como o indicador ambiental, prevendo-se que os resultados finais sejam conhecidos com a edição do novo Guia em abril de 2015.

 

A poupança de recursos naturais é hoje uma forma de poupança de custos efetivos nas operações deste tipo de estabelecimentos. Por sua vez, os consumidores nacionais e estrangeiros estão cada vez mais exigentes e veem nas boas práticas ambientais um comportamento responsável com que se identificam. Por este motivo, serão também valorizados os comportamentos que se passam longe dos olhares atentos dos consumidores (operações de backoffice) e as práticas partilhadas com os trabalhadores e consumidores (front office).

 

A Sociedade Ponto Verde acredita que este indicador ambiental, renovado em 2015, dará um contributo essencial, através da promoção das boas práticas, para o cumprimento dos objetivos de Portugal em matéria de ambiente ao alertar e sensibilizar os estabelecimentos de restauração e hotelaria para práticas que tenham um impacto direto na redução dos seus custos operacionais e na poupança de recursos naturais.

 

«É também nossa convicção que este Indicador poderá ser uma referência no sector, contribuindo para o crescimento económico e ambiental do País e tornando esta actividade económica numa referência, no estrangeiro e em Portugal, quanto às suas práticas ambientais», acrescenta Luís veiga Martins

 

 

 

 

DESCUBRA AINDA