Logo Sociedade Ponto Verde

Sociedade Ponto Verde convidou os portugueses a oferecerem
Sociedade Ponto Verde convidou os portugueses a oferecerem
2015-01-13
Sociedade Ponto Verde convidou os portugueses a oferecerem

1º PREFIRA A BICICLETA. A SUA SAÚDE VAI GANHAR OUTRA PEDALADA.

Comece devagar: um dia aqui, um dia ali. Aos poucos, vá-se habituando a trocar o carro pela bicicleta e ande por aí. Experimente sentir-se melhor, mais saudável e mais em forma. É tudo uma questão de ir ganhando pedalada.

 

 

 AQUECIMENTO DA CASA. POUPE COM ENERGIA!

A nossa casa é o nosso ninho e não há nada melhor do que aí estar quando o tempo lá fora arrefece. Por isso, aproveite cada momento e oportunidade para manter a sua casa quente, reduzindo o consumo de energia. Comece por calafetar bem as portas e as janelas, utilize moderadamente os sistemas de aquecimento e use a lareira (se a tiver). Evite o desperdício.

 

 

3º SEJA SOLIDÁRIO. OFEREÇA O MELHOR DESTE MUNDO.

Tal como muitas empresas já o fazem, também você pode optar por oferecer o melhor do mundo: solidariedade. Em vez de prendas, experimente oferecer donativos. Com isso, todos ganhamos e nos sentimos melhor. E não precisa de procurar muito para encontrar quem precisa de si.

 

 

4º SACOS REUTILIZÁVEIS. UTILIZE, REUTILIZE E VOLTE A UTILIZAR.

É muito fácil evitar a utilização de sacos de plásticos de supermercado e passar a usar apenas sacos reutilizáveis. Para tal, o ideal é colocar dois ou três destes na bagageira do seu carro e, sempre que for às compras, não se esquecer de os levar consigo. Um gesto tão simples, quanto eficaz.

 

5º APRENDA A FAZER. FAZER POR SI, É INVESTIR EM SI.

Lembra-se de quando era criança e perdia horas a brincar com coisas simples que ia moldando ao seu gosto? Pois bem, esses tempos felizes podem estar de volta. Volte a tomar-lhe o gosto e aprenda a fazer por si. Abra, feche, desenhe, cole, pinte, o que quiser? Se tiver dúvidas, pergunte à criança que há em si. Ela sabe como é.

 

 COMPRE PRODUTOS NACIONAIS. O QUE É NOSSO, É SEU.

Ao comprar produtos portugueses, não só está a optar por produtos de qualidade superior, certificados pelas exigentes normas europeias, como está a contribuir para que a economia nacional se desenvolva, criando mais empregos e riqueza. Ou seja, com os produtos nacionais, ganhamos todos. Começando por si.

 

7º COMPRE COM PESO E MEDIDA. A DOSE CERTA PARA SI.

Quando vai às compras pensa sempre muito bem na qualidade dos produtos que escolhe, não é verdade? Pois bem, aproveite e dê também atenção às quantidades. Levar a mais não serve para muito, a não ser para gastar sem proveito. Escolha as quantidades e as medidas mais aproximadas às suas necessidades e sempre que possível, compre a granel.

 

8º IMPRESSÃO DE DOCUMENTOS. POUPANÇA? É ÀS RESMAS!

As alternativas ao tradicional papel impresso são cada vez mais e mais acessíveis. Use as novas tecnologias para evitar a impressão de documentos que podem ser transmitidos electronicamente. Com isso, poupa o ambiente, poupa no espaço e poupa nos custos. É simples e não faz impressão.

 

9º COMPRE COM MODERAÇÃO. NÃO LEVE MAIS DO QUE PRECISA.

A fórmula é simples: se precisa de três, não compre quatro; se precisa de dois, não compre três; se precisa de um, compre um. Escolha bem, comprando com equilíbrio e bom senso. Lembre-se sempre que há vida para lá do consumo.

 

10º DESPERDÍCIO DE COMIDA. O EXCESSO É O MELHOR AMIGO DO DESPERDÍCIO.

Natal é tempo de paz, festa, amor e amizade. Mas nada disso nos obriga a consumir em excesso, designadamente às refeições. Tente ser comedido(a), planeando bem o que precisa e o que não precisa de fazer. Assim, pode saber à partida o que está a mais no seu Natal.

 

 

11º NÃO ANDE POR AÍ AOS PAPÉIS. COLOQUE OS PAPÉIS DE EMBRULHO NO SEU LUGAR. Papéis há muitos e, na altura natalícia, muitos mais ainda. É que, como não há Natal sem prendas e não há prendas sem embrulhos, é importante que coloque sempre o papel destes no ecoponto indicado (cor azul). As prendas, essas podem ficar para si.

 

12º ESCOLHA BEM E POUPE MAIS.

Seja de lavar roupa ou loiça, ou até qualquer outro electrodoméstico, as máquinas que utilizamos estão cada vez mais ecológicas. Veja as etiquetas antes de comprar e opte sempre pelas de consumo energético mais reduzido. Assim, saímos todos a ganhar.

 

Com estes pequenos gestos estaremos todos a contribuir para proteger o planeta.

DESCUBRA AINDA