Logo Sociedade Ponto Verde

Reciclagem de embalagens atinge máximo histórico dos últimos 18 anos
Reciclagem de embalagens atinge máximo histórico dos últimos 18 anos
2015-02-05
Reciclagem de embalagens atinge máximo histórico dos últimos 18 anos

As embalagens enviadas para reciclagem em 2014 atingiram o valor mais elevado de sempre. No ano passado, a Sociedade Ponto Verde (SPV) encaminhou para reciclagem 419 mil toneladas de embalagens recuperadas no fluxo urbano, um aumento de 9% relativamente a 2013.

 

Este é o valor mais elevado desde que a Sociedade Ponto Verde foi criada para a gestão de resíduos de embalagens, em 1996.


«Estes números recorde são o resultado do empenho da SPV no cumprimento das suas obrigações legais em nome dos seus clientes, dos Sistemas Municipais e de todos os parceiros do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens e dos Portugueses que, ao longo dos últimos 18 anos, desempenharam um papel crucial para que Portugal cumprisse os objetivos de valorização e de reciclagem de resíduos de embalagens a que estava obrigado pela legislação comunitária», sublinha Luís Veiga Martins, Diretor Geral da Sociedade Ponto Verde.

 

No fluxo urbano – origem doméstica, pequeno comércio e canal Horeca - destaca-se o crescimento do plástico (mais 24%, atingindo as 87 mil toneladas), do Papel/Cartão (mais 16,5%, para as 127 mil toneladas) e da madeira (mais 30%, registando 4 mil toneladas).

 

 

Quantidades de resíduos de embalagens de origem urbana encaminhadas para reciclagem:

 


  

 Objectos em que os materiais reciclados se podem transformar:

 

 

 

As campanhas desenvolvidas ao longo dos últimos 20 anos foram determinantes para o aumento da consciência ambiental da população portuguesa e tornaram a reciclagem num hábito diário para a grande maioria dos portugueses.

Os resultados alcançados em 2014 são também já o reflexo da maior ação de sensibilização de lares lançada pela Sociedade Ponto Verde desde o início da sua atividade, em 1996, a Missão Reciclar. Desde o arranque da ação em dezembro de 2013, a equipa da Missão Reciclar já percorreu 140 localidades de 15 distritos de Portugal continental, com o objetivo de promover a separação de embalagens, clarificar as regras da reciclagem a todos os que já separam e, simultaneamente, recolher dados sobre os hábitos e atitudes de reciclagem por parte das famílias do Município. Durante esta iniciativa já foram distribuídos mais de 205 mil ecobags (três sacos reutilizáveis com as cores dos ecopontos destinados à separação de embalagens domésticas usadas).

 

No fluxo não urbano, 311.640 toneladas de resíduos de embalagens de origem industrial ou comercial tiveram como destino a reciclagem, um valor em linha com o registado em 2013.

 

Ao todo, considerando os dois fluxos, a Sociedade Ponto Verde enviou para reciclagem 730 mil toneladas de embalagens, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior, o valor mais alto dos últimos 18 anos.

 

Não obstante a atual conjuntura, a Sociedade Ponto Verde acredita que nos próximos anos a taxa de reciclagem de resíduos de embalagens deverá continuará a aumentar em Portugal, indo ao encontro das metas propostas no novo Plano Estratégico dos Resíduos Urbanos. Para tal há que salvaguardar que futuras decisões e opções estratégicas são devidamente ponderadas não colocando em causa todo o investimento realizado até hoje e acima de tudo os resultados alcançados.

 

Desde a sua criação em 1996, a Sociedade Ponto Verde já encaminhou para reciclagem mais de 6,8 milhões de toneladas de resíduos de embalagens, o equivalente ao peso de 3 Pontes Vasco da Gama.

As empresas aderentes ao sistema ponto verde financiaram a recolha e triagem dos resíduos de embalagem em 600 milhões de euros, tendo investido cerca de 50 milhões de euros em comunicação e pago mais de 20 milhões de euros para que determinados materiais fossem reciclados.

DESCUBRA AINDA