Logo Sociedade Ponto Verde

Jovens aprendem sobre reciclagem ao som do rap da Capicua
Jovens aprendem sobre reciclagem ao som do rap da Capicua
2015-02-20
Jovens aprendem sobre reciclagem ao som do rap da Capicua

São 18 as escolas que vão acolher, de Norte a Sul, o Projeto 80, que pretende alertar os jovens dos 13 aos 17 anos para a importância do empreendedorismo e da preservação de recursos. A Sociedade Ponto Verde  lança a segunda edição do Recicla Challenge, e escolheu uma música para sensibilizar os jovens para a reciclagem e separação de resíduos.

 

O Projeto 80 regressa à estrada e vai fazer a sua primeira paragem no Seixal, distrito de Setúbal, na Escola Secundária da Amora, nos próximos dias 19 e 20 de fevereiro. No âmbito desta iniciativa, a Sociedade Ponto Verde, uma das entidades que apoia o projeto, vai desafiar os jovens estudantes a participarem num concurso de escrita criativa para reescreverem a letra da música “Vayorken”, da rapper portuguesa Capicua.

 

O ambiente e a reciclagem servirão de fonte de inspiração para uma nova versão da letra do êxito da artista portuguesa. No final, cada equipa gravará um videoclip com a sua proposta criativa e, posteriormente, os vídeos serão colocados na página de facebook da Sociedade Ponto Verde para eleger o melhor por escola. 

 

No ano letivo de 2013/14, a música “Ray-dee-oh” de Os Azeitonas contou com a participação de 99 letras diferentes, realizadas por mais de 400 alunos das 18 escolas que integraram o Roadshow Projeto 80. Todas as versões da música foram votadas no facebook da Sociedade Ponto Verde contando com a participação de mais de 2.500 votantes. Das 5 músicas mais votadas no facebook foi então selecionado o vencedor por um júri constituído por elementos da SPV e dos Azeitonas.

 

A letra vencedora foi escrita por um grupo de alunas da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu do Agrupamento de Escolas Nº1 de Abrantes que tiveram direito a subir ao palco com os próprios Azeitonas, bem como CD’s autografados pelo grupo.

 

«Ano após ano, constatamos que os jovens continuam a ser um dos principais impulsionadores da causa da reciclagem. Os diversos estudos levados a cabo regularmente pela SPV vêm confirmar uma participação crescente dos jovens neste processo. Por esta razão, temos vindo a apoiar projetos específicos que possam ir ao encontro dos interesses desta faixa etária, como o Projeto 80», explica Luís Veiga Martins, Diretor Geral da Sociedade Ponto Verde.

 

O Roadshow está integrado no Projeto 80, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, Direção-Geral da Educação, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Instituto Português do Desporto e Juventude, Quercus e Green Project Awards. A iniciativa visa dinamizar o movimento associativo nas Escolas, promovendo a educação ambiental para a sustentabilidade, empreendedorismo e cidadania democrática junto de grupos informais de alunos e Associações de Estudantes das Escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.

DESCUBRA AINDA