Logo Sociedade Ponto Verde

Sociedade Ponto Verde lança concursos para design de sacos para a separação de resíduos e para ecoponto doméstico
Sociedade Ponto Verde lança concursos para design de sacos para a separação de resíduos e para ecoponto doméstico
2015-04-21
Sociedade Ponto Verde lança concursos para design de sacos para a separação de resíduos e para ecoponto doméstico

 

Sabendo que o sucesso do processo de reciclagem começa em casa com a separação correta dos resíduos, a Sociedade Ponto Verde vai lançar dois novos concursos de design com o objetivo de encontrar soluções criativas e funcionais para a separação de resíduos de embalagem.

 

As duas ações – para o desenvolvimento de um novo ecoponto doméstico e para o design dos três sacos reutilizáveis que constituem o conjunto de ecobags para separação seletiva de embalagens - serão apresentadas a partir do dia 23 de abril, no decorrer do Festival In, que terá lugar na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.

 

A primeira iniciativa será desenvolvida em parceria com a OVO e visa o desenvolvimento de um novo ecoponto doméstico com formato apelativo. Este novo ecoponto deverá ter um custo reduzido para que seja economicamente acessível a todas as pessoas.

 

Adicionalmente a esta iniciativa, a Sociedade Ponto Verde volta a apelar à criatividade dos estudantes de design para a decoração dos três ecobags para separação de embalagens usadas.

 

«Nos últimos anos a Sociedade Ponto Verde contribuiu para que a reciclagem e a separação de resíduos seja um gesto acessível a todas as pessoas. Através da Missão Reciclar e de outras iniciativas, tem equipado milhares de lares portugueses, de norte a sul do País com recipientes próprios para a separação doméstica de embalagens usadas. Com o lançamento destes dois novos concursos, é nosso objetivo continuar a contribuir para que, em cada lar, possa haver recipientes adequados para a separação de resíduos, uma vez que a falta dos mesmos é um dos argumentos mais usados por quem não faz essa separação», refere Luís Veiga Martins, Diretor Geral da Sociedade Ponto Verde.

 

 

Concurso para desenvolvimento de ecoponto doméstico

O projeto visa desenvolver um novo ecoponto doméstico economicamente acessível a todas as pessoas e com a dimensão adequada tendo em conta o reduzido espaço existente nas habitações para este fim.

 

Por outro lado, o novo ecoponto, em plástico, deverá possibilitar a recolha até 4 materiais, com volumes repartidos e ajustáveis, e ter em conta aspectos ergonómicos para a deposição e recolha dos resíduos.

 

O concurso decorrerá até dia 22 de maio. As propostas serão avaliadas por representantes da Sociedade Ponto Verde e da OVO, empresa que disponibiliza um conjunto completo de soluções de contentorização temporária de resíduos.

 

3º Concurso de design Recicl’arte – Decoração de ecobags

Com as embalagens que são enviadas diariamente para reciclagem pela Sociedade Ponto Verde, seria possível encher mais de 1.000.000 de ecobags em apenas um dia. Estes números levaram a Sociedade Ponto Verde a relançar o concurso “Recicl’arte”, no sentido de contribuir ainda mais para o aumento da taxa de reciclagem em Portugal.

 

O 3º concurso de design “Recicl’arte” tem por principal objectivo encontrar a solução mais criativa de decoração dos três sacos que constituem o conjunto de ecobags para separação seletiva de embalagens.

 

A decorrer até 22 de maio, o concurso tem como destinatários principais estudantes de design, ou outros profissionais desta área.

 

Os participantes deverão criar a imagem dos ecobags em função das regras de separação de materiais: verde para o vidro, azul para o papel e cartão e amarelo para o plástico e metal.

 

O vencedor verá a sua criação e assinatura impressas na próxima impressão de ecobags da Sociedade Ponto Verde e, adicionalmente, receberá um prémio pecuniário no valor de 2.500€. Os 2º e 3º classificados receberão um prémio no valor de 500€.

 

Os trabalhos finalistas escolhidos pelo júri Sociedade Ponto Verde serão sujeitos a votação online na página de Facebook da Sociedade Ponto Verde em www.facebook.com/sociedadePontoVerde.

 

Pode encontrar os documentos necessários para participar no 3º Concurso Recicl’arte aqui http://bit.ly/1EbMEWs 

DESCUBRA AINDA