Logo Sociedade Ponto Verde

Missão Reciclar visita município de Lisboa e sensibiliza para a reciclagem
Missão Reciclar visita município de Lisboa e sensibiliza para a reciclagem
2015-05-04
Missão Reciclar visita município de Lisboa e sensibiliza para a reciclagem

De 4 a 16 de maio, o município de Lisboa vai receber a visita da Missão Reciclar, a maior ação de sensibilização para a reciclagem realizada em Portugal. A iniciativa da Sociedade Ponto Verde, lançada em dezembro de 2013 na Alta de Lisboa, regressa à capital, onde chega ao fim no próximo dia 16 de maio, depois de 18 meses na estrada a promover a separação de embalagens, a clarificar as regras da separação àqueles que já separam e, simultaneamente, a recolher dados sobre os hábitos e atitudes de reciclagem por parte das famílias.

 

Desde o início da ação, a equipa da Missão Reciclar já bateu à porta de mais de 1,6 milhões de lares portugueses e distribuiu mais de 260 mil ecobags, de Norte a Sul do País.

 

A Missão Reciclar foi coordenada com os Municípios e os Sistemas Municipais, proporcionando as condições para que um número cada vez maior de portugueses possa separar os seus resíduos de embalagem, encaminhando-os para reciclagem.

 

As campanhas desenvolvidas ao longo destes anos têm levado a um aumento da consciência ambiental dos portugueses e já permitiram tornar a reciclagem num hábito diário para mais de 70% da população.

 

Em 2014, a Sociedade Ponto Verde encaminhou para reciclagem 419 mil toneladas de embalagens recuperadas no fluxo urbano, um aumento de 9% relativamente a 2014 e o valor mais elevado de sempre desde que é feita a reciclagem em Portugal. Através das várias iniciativas em curso, a Sociedade Ponto Verde pretende contribuir para o aumento da quantidade de resíduos encaminhados para reciclagem, indo ao encontro das metas propostas no novo Plano Estratégico dos Resíduos Urbanos e dos objetivos europeus em matéria de reciclagem e de valorização de resíduos.

DESCUBRA AINDA