Logo Sociedade Ponto Verde

Material pedagógico sobre ambiente e reciclagem chega a mais de 100.000 alunos e 2.000 professores
Material pedagógico sobre ambiente e reciclagem chega a mais de 100.000 alunos e 2.000 professores
2015-06-04
Material pedagógico sobre ambiente e reciclagem chega a mais de 100.000 alunos e 2.000 professores

A Sociedade Ponto Verde, em parceria com os Sistemas Municipais, lança, neste 3º período, o kit escolas, um projeto destinado a professores e alunos, para dar a conhecer o mundo dos resíduos e os bastidores da reciclagem de embalagens. A iniciativa conta com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente e da Quercus.

 

No âmbito deste projeto serão distribuídas 2.000 unidades destes materiais lúdico-pedagógicos, para professores e formadores, e que, através de uma linguagem simples, irão difundir algumas das melhores práticas sobre reciclagem e ambiente. O kit do professor é constituído por:

- um filme sobre sustentabilidade, que ilustra a importância da participação ativa na separação dos resíduos de embalagens (http://bit.ly/1Uvsf5W);

- amostras dos materiais de embalagem nas suas fases de processamento para reciclagem;

- uma apresentação para a sala de aula;

- um manual sobre a utilização dos mesmos.

 

Por sua vez, o kit do aluno é composto por um conjunto de ecobags para a separação de resíduos e crachás com temas alusivos à reciclagem, materiais que serão oferecidos a mais de 100.000 crianças do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, de Norte a Sul do País.

 

A Sociedade Ponto Verde disponibiliza estes materiais pedagógicos aos Sistemas Municipais que, por sua vez, os irão distribuir pelas escolas da sua área de abrangência.

 

«As crianças do 1º e 2º ciclo são, desde sempre, um alvo fundamental das ações de sensibilização na área do ambiente, quer por parte da Sociedade Ponto Verde, quer por parte dos Sistemas Municipais. Este material específico para as escolas é o resultado de um esforço conjunto entre a SPV e os seus parceiros de forma a divulgar uma mensagem única, consistente e, pela primeira vez, de âmbito nacional. Por outro lado, vem dar resposta a uma necessidade sentida por quem está no terreno, que muitas vezes não tinha os materiais mais adequados, com a linguagem e regras apropriadas e suficientemente apelativo para transmitir a informação aos mais novos», explica Luís Veiga Martins, Diretor Geral da Sociedade Ponto Verde.

 

Estes materiais traduzem a aposta na educação e sensibilização ambiental por parte da Sociedade Ponto Verde e sistemas municipais junto de um público da maior importância e com reconhecido impacte na sociedade de uma forma transversal. 

 

Veja a apresentação da iniciativa aqui http://bit.ly/1C2Hop6 

DESCUBRA AINDA