Logo Sociedade Ponto Verde

Ecoeventos nas festas da cidade de Lisboa
Ecoeventos nas festas da cidade de Lisboa
2016-06-09
Ecoeventos nas festas da cidade de Lisboa

Durante as festas de Lisboa a Direção Municipal de Higiene Urbana/ Câmara Municipal de Lisboa em parceria com a Valorsul, Sociedade Ponto Verde e com o apoio da EGEAC, entidade promotora das Festas, desenvolverá uma série de ações para tornar as festas da cidade mais amigas do ambiente e mais sustentáveis na gestão dos resíduos produzidos.

 

Este projeto tem por objetivo garantir que os resíduos de embalagem produzidos durante os grandes eventos programados tenham o encaminhamento adequado e contribuam de forma efetiva para o aumento dos níveis de reciclagem da cidade.

 

Para além da instalação de equipamento destinado a esse fim, em paralelo, estarão a operar equipas (devidamente identificadas) que apoiarão na recolha das embalagens que não foram depositadas nos contentores colocados nos recintos para o efeito.

 

No final de cada evento estes resíduos serão pesados para quantificar as vantagens ambientais e os resultados serão divulgados.

 

Os eventos abrangidos são:

 

a)Espetáculo Deixem o Pimba em Paz, 10 de Junho no Terreiro do Paço - Previsão de público: 10.000 espectadores;

 

b)Marchas Populares de Lisboa, Desfile da Avenida no dia 12 de Junho - Previsão de público: 100.000 espectadores ao longo da Avenida;

 

c) Espectáculo Amor Electro e David Carreira,  Alameda da Universidade no dia 18 e 19 de Junho - Previsão de público: 100.000 espectadores;

 

d) Espetáculo de Encerramento das Festas / Buraka Som Sistema, Jardim da Torre de Belém no dia 1 de Julho - Previsão de público: 100.000 espectadores.

 

 

Com o mesmo objectivo, os Arraiais dos Navegantes, de Campolide e do Alto de Santo Amaro funcionarão, nos fins-de-semana em que é prevista maior afluência de público, como “EcoArraiais” tendo o suporte de equipas de reciclagem a apoiar na separação dos resíduos produzidos.

 

No teste efetuado no arraial dos Navegantes no fim-de-semana de 3 de junho conseguimos já que 46% dos 4.505 kg de resíduos produzidos fossem encaminhados para reciclagem.

 

Este projeto, integrado numa abordagem mais alargada de recuperação de resíduos urbanos em eventos desportivos, culturais e lúdicos da programação anual da cidade integra-se também na estratégia que visa o cumprimento das metas de reciclagem estabelecidas para a cidade de Lisboa a atingir até 2020. 

DESCUBRA AINDA