Logo Sociedade Ponto Verde

O Ciclo das Embalagens Usadas
O Ciclo das Embalagens Usadas
2018-04-17
O Ciclo das Embalagens Usadas

Pouco mais de 20 anos após o início da reciclagem em Portugal, ainda há quem questione o que acontece às embalagens usadas que são depositadas nos ecopontos, quais as vantagens da reciclagem e as suas possibilidades de aplicação. 

 

Como se desenrola o processo?

A partir do momento em que as embalagens depositadas nos ecopontos ou outros equipamentos são recolhidas e transportadas pelas autarquias para uma estação de triagem, são então submetidas a uma separação ainda mais rigorosa, por tipo de material, o que confere aos resíduos a homogeneidade e qualidade necessárias à sua reciclagem. Depois deste processo de seleção, os resíduos de embalagens são enfardados também por tipo de material e reencaminhados, através da Sociedade Ponto Verde, para empresas que procedem, por fim, à sua reciclagem.

Este processo traz vantagens tanto ambientais como económicas, entre elas:

— Redução da quantidade de resíduos sólidos urbanos (RSU) que vão para aterros sanitários, prolongando o seu tempo de vida útil;

— Poupança de matérias-primas e preservação de recursos naturais; 

— Economia de energia.

 

Onde se (re)aplicam os materiais reciclados?

A reciclagem de embalagens usadas permite a obtenção de matéria-prima para a produção de novos produtos e objetos, num ciclo rotativo praticamente infindável. Entre esses produtos e objetos encontram-se paletes de transporte, revestimentos e placas para construção civil e bricolage, peças de vestuário, fibras para enchimento de acolchoados, lingotes de metal, peças para eletrodomésticos de uso comum (como esquentadores e fogões), novas garrafas e boiões, novas embalagens, livros, jornais, papel de escrita, cartão liso ou canelado, papel higiénico, mobiliário de jardim, vasos, tubos de escoamento, aglomerados de madeira para fabrico de mobiliário, entre muitos outros.

DESCUBRA AINDA