Logo Sociedade Ponto Verde

SPV procura ideias para resolver a presença de esferovite nos Oceanos
SPV procura ideias para resolver a presença de esferovite nos Oceanos
2019-10-22
SPV procura ideias para resolver a presença de esferovite nos Oceanos

Apesar das suas vantagens, o EPS (esferovite) e o XPS representam um sério problema no lixo marinho. Este material, devido às suas características, parte-se e fragmenta-se com facilidade em pequenas partículas, que são percebidas, pelos animais, como comida.

A Sociedade Ponto Verde apresenta, por isso, a 21 de outubro o Ocean’s Calling, uma iniciativa que visa encontrar soluções que que evitem o aparecimento de embalagens de EPS/XPS (esferovite) no Oceano.

 

O Ocean’s Calling surge com o objetivo de incentivar a criação de ideias e projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) que apresentem soluções no âmbito das melhores práticas de produção, uso, recolha e reciclagem de embalagens em Poliestireno Expandido e Extrudido (EPS/XPS), de modo a evitar o seu aparecimento no lixo marinho, mais precisamente no Nordeste Oceano Atlântico.

Esta iniciativa internacional, promovida pela Sociedade Ponto Verde, está aberta a todos os que queiram participar, podendo candidatar-se projetos de promotores individuais ou coletivos, de nacionalidade portuguesa ou estrangeira. As candidaturas estão abertas de 21 de outubro de 2019 até 20 de fevereiro de 2020 e o vencedor do prémio de melhor projeto/ideia será anunciado em junho de 2020.

O Ocean’s Calling está inserido no projeto OCEANWISE que tem por base os princípios de eficiência de recursos da Economia Circular e que vai gerar recomendações para políticas públicas e para novas e melhores práticas de produção e uso do EPS/XPS, assim como a sua captação após utilização e posterior reciclagem.

 

O OCEANWISE tem financiamento do Interreg Atlantic Area e é coordenado pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM). Conta com um total de 13 parceiros de 5 países distintos: Portugal, Irlanda, França, Espanha e Reino Unido. Em território nacional, os parceiros, para além da DGRM, são a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova (FCT-UNL) de Lisboa e a Sociedade Ponto Verde.

 

Saiba mais em www.oceanscalling.pt

DESCUBRA AINDA