Logo Sociedade Ponto Verde

Como fazer embalagens amigas do ambiente? Nós explicamos
Como fazer embalagens amigas do ambiente? Nós explicamos
2020-04-15
Como fazer embalagens amigas do ambiente? Nós explicamos

Utilizar componentes na embalagem facilmente separáveis, preferir as embalagens incolores às coloridas, evitar que os rótulos ocupem mais de 2/3 da embalagem e procurar formatos facilmente desdobráveis ou espalmáveis são algumas das recomendações do Ponto Verde Lab, a plataforma digital, lançada pela Sociedade Ponto Verde (SPV), que desafia quem produz ou coloca as embalagens no mercado a apostar na inovação para a reciclagem e maior reciclabilidade de materiais.

 

Com foco no conceito de prevenção, a SPV desafia todos os agentes da cadeia de produção a desenvolverem, em conjunto, embalagens que sejam de raiz mais sustentáveis e com maior potencial de reciclabilidade após o consumo.

 

Para tal, reúne um conjunto de dicas e recomendações de ecodesign e otimização dos processos de estudo, desenvolvimento e produção de embalagens e agrega-as em “pack4recycling”.

 

Além da plataforma, a SPV tem também uma equipa dedicada a prestar apoio técnico às marcas, para que apliquem os melhores princípios no desenho e conceção das suas embalagens. L’Óreal, Sumol+Compal, Nestlé, Unilever, Danone, Sonae ou Longa Vida são algumas da organizações que estão já atentas a estes temas.

 

“O consumidor e todo o ciclo económico estão cada vez mais exigentes e focados nas questões da sustentabilidade e circularidade. É premente agir com esse foco e por considerarmos essencial atuar a montante – isto é, na base de inovação de embalagem – lançámos o Ponto Verde Lab. Queremos apoiar e acompanhar a evolução dos nossos clientes nesta matéria, para que consigamos mais e melhor reciclagem e uma valorização efetiva de materiais e da economia circular” afirma Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde. 

DESCUBRA AINDA