Logo Sociedade Ponto Verde

Podcast da SPV propõe soluções para reduzir o lixo marinho
Podcast da SPV propõe soluções  para reduzir o lixo marinho
2020-10-06
Podcast da SPV propõe soluções para reduzir o lixo marinho

Promover o aparecimento de embalagens que contribuem para reduzir o impacto da atividade humana no mar e, sobretudo, reduzir o lixo marinho foi o mote para o podcast “Ocean’s Calling”, da Sociedade Ponto Verde (SPV), que divulgou os resultados do prémio com o mesmo nome e o seu contributo para os objetivos do projeto OCEANWISE. Nas conclusões deste encontro virtual fica claro que a aposta na inovação, na investigação e no desenvolvimento é essencial para a redução do lixo marinho.

 

O podcast “Ocean’s Calling” contou com a participação de Ricardo Serrão Santos, Ministro do Mar, Inês dos Santos Costa, Secretária de Estado do Ambiente, José Manuel Marques, Diretor de Serviços de Ambiente Marinho e Sustentabilidade da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, Anthony Mahe, Material and Sustainability Manager Europe / Molding Division from Storopack, e Ana Isabel Trigo Morais, CEO/Administradora Delegada da SPV.

 

Para a Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, Portugal necessita atuar, quer do lado da oferta, quer do lado da procura, sendo este um trabalho que pode ser feito tanto ao lado dos seus congéneres europeus como por si só. Do lado da procura e considerando o nível de ambição regulatória que existe, quer do ponto de vista voluntário quer dos instrumentos regulatórios, todos estes acordos funcionam como alavanca para a inovação e Investigação & Desenvolvimento e os forçam a acontecer. Do lado da oferta, a Secretária de Estado destaca os instrumentos financeiros em preparação e que possuem uma extraordinária componente na área do ambiente.

 

“Na questão do ambiente do meio marinho não podemos deixar de contar e de trabalhar com as empresas e com as ONG no sentido de encontrar as soluções mais adequadas. O grande desafio vai ser levar à prática as soluções que estão a ser pensadas e testadas no Ocean Wise numa forma mais abrangente, envolvendo o conjunto dos cinco países que estão a trabalhar nelas”, afirmou José Manuel Marques, Diretor de Serviços de Ambiente Marinho e Sustentabilidade da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimo.

 

Ana Isabel Trigo Morais, CEO/Administradora Delegada da SPV, reconheceu que “vivemos um tempo que nos traz o sentido de alguma urgência para tomarmos medidas para reduzir o impacto ambiental do desenvolvimento das atividades. Na Sociedade Ponto Verde, para além do esforço na sensibilização para os bons hábitos de reciclagem, apostamos cada vez mais no apoio ao desenvolvimento de soluções de melhores embalagens, acelerando a inovação através do eco-design e do pack 4 recycling. É com gosto que vemos que esta é uma preocupação que partilhamos com as nossas empresas, que trazem o contributo para o cumprimento dos objetivos comuns.”

 

Numa mensagem de vídeo, Ricardo Serrão Santos, Ministro do Mar, afirma que “as ameaças contínuas ao Oceano e à vida marinha estão a enfraquecer a sua capacidade de resistir a perturbações, de se adaptar às alterações climáticas e de desempenhar o seu papel como regulador ecológico e climático global. É essencial a cooperação e empenho para assegurar o desenvolvimento e uma governação global, equilibrada e baseada no conhecimento a fim de conseguimos progressos concretos e sustentáveis.”

 

Este podcast contou ainda com a presença da Storopack, empresa vencedora do concurso “Ocean´s Calling”, que apresentou o projeto Seaclic, uma embalagem alternativa às embalagens de EPS (vulgo esferovite), para produtos alimentares muito sensíveis, como o peixe e marisco, e tão eficiente como as embalagens convencionais. Tendo ainda a vantagem de ser produzida com bioplástico e ser compostada industrialmente de acordo com a norma EN 13432. O processo de compostagem pode começar o mais próximo possível do último uso da embalagem e sem a necessidade de limpeza prévia, reduzindo a quantidade de resíduos enviados para aterros e incineração.

 

O podcast pode ser visto aqui.

 

O Ocean’s Calling foi um concurso promovido pela Sociedade Ponto Verde no âmbito do OCEANWISE, um projeto co-financiado pelo Interreg Atlantic Area, e coordenado pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), contando com uma vasta equipa composta por 13 parceiros de 5 países do Espaço Atlântico – Portugal, Irlanda, França, Espanha e Reino Unido, com o objetivo de promover, sensibilizar e estimular o desenvolvimento de soluções que permitam melhorar as práticas de uso, produção, recolha e reciclagem das embalagens de EPS, focando essencialmente o seu impacto nos oceanos.

DESCUBRA AINDA