Logo Sociedade Ponto Verde

Sociedade Ponto Verde e Corpo Nacional de Escutas juntam-se para equipar 1200 sedes com ecopontos
Sociedade Ponto Verde e Corpo Nacional de Escutas juntam-se para equipar 1200 sedes com ecopontos
2021-11-24
Sociedade Ponto Verde e Corpo Nacional de Escutas juntam-se para equipar 1200 sedes com ecopontos

A Sociedade Ponto Verde (SPV) junta-se ao Corpo Nacional de Escutas (CNE), no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que este ano tem como temática “Comunidades Circulares”, com a finalidade de promover a reciclagem de embalagens em Portugal, considerando o papel dos escuteiros na vertente de educação ambiental e no desenvolvimento das competências de cidadania.

 

Assente na premissa “Onde Estiver, Recicle Sempre”, esta parceria inclui a realização de ações de informação sobre as regras de reciclagem e permite dotar a Sede Nacional e os 1200 agrupamentos do CNE a nível nacional com os ecopontos verde, azul e amarelo, de forma a que os escuteiros possam colocar em prática, também nestes locais, a correta separação de embalagens para encaminhamento posterior para a reciclagem.

 

“A colaboração entre a Sociedade Ponto Verde e o Corpo Nacional de Escutas permite à SPV uma maior aproximação às comunidades locais, em particular às novas gerações, que são os verdadeiros impulsionadores da mudança. O nosso objetivo é dotar os escuteiros de ferramentas e de conhecimento sobre as regras da reciclagem para que possam adotá-las onde quer que estejam e, ao mesmo tempo, incentivem os outros a seguir o seu exemplo, a serem pois, verdadeiros embaixadores da reciclagem de embalagens. O CNE já tem uma intervenção bastante ativa e significativa em temas da Sustentabilidade e preocupações ambientais e, como tal, podem apoiar este movimento em que se pretende uma maior circularidade no ciclo de vida das embalagens” sublinha Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde. 

 

“A perceção da reciclagem e o ato de separar os resíduos está já bastante incutido nas nossas atividades escutistas. No entanto, esta parceria entre a Sociedade Ponto Verde e o Corpo Nacional de Escutas é uma excelente oportunidade para chegarmos junto de todas as sedes de agrupamento, fazendo com que sejamos todos ainda mais contribuidores para as metas de reciclagem em Portugal serem alcançadas, ficando muito contentes por poder trabalhar em conjunto e fazer parte desta missão” refere o Chefe Nacional de Corpo Nacional de Escutas, Ivo Faria.

 

Neste contexto, e de forma a dar o arranque à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a SPV realizou uma masterclass sobre reciclagem para ajudar a esclarecer dúvidas e mitos associados à separação de embalagens, tornando os Escuteiros embaixadores da reciclagem.

 

A edição de 2021 desta Semana, que ocorre de 20 a 28 de novembro, desafia as organizações a agir em conjunto para moldar comunidades cada vez mais circulares, apoiando na transição para padrões de consumo mais sustentáveis.

DESCUBRA AINDA