Logo Sociedade Ponto Verde

1ª edição do concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem” premeia Resiaçores Pico
1ª edição do concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem” premeia Resiaçores Pico
2022-03-03
1ª edição do concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem” premeia Resiaçores Pico

A Tetra Pak, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, anuncia os resultados do concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem”, uma iniciativa que premeia o Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) que registou o maior aumento percentual de embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL) retomadas, em 2021, face ao valores registados em 2020. Nesta que foi a primeira edição da iniciativa, houve um aumento de 1600 toneladas de ECAL recicladas, e a ilha do Pico sagrou-se vencedora.
A iniciativa, viu o objetivo de incentivo à reciclagem dar frutos, tendo em conta a adesão da comunidade a esta iniciativa, o que resultou num aumento considerável na quantidade de embalagens de ECAL em 2021.
A Resiaçores Pico foi o SGRU que se destacou, com um aumento de mais de 200%, face a 2020, tornando-se o grande vencedor do prémio de 10.000€ (dez mil euros). Este valor será entregue à instituição OBRA SOCIAL MADRE MARIA CLARA - AÇORES , Nucleo do Pico, instituição escolhida pela Resiaçores. Relembramos que esta iniciativa pretendia também premiar toda a comunidade que contribuiu para alcançar este feito, através da escolha de uma organização de caráter social para receção do prémio. 
Além da Resiaçores Pico, outros SGRU fecharam o ano com resultados bastante positivos, sendo de realçar com louvor, o trabalho e empenho das comunidades que contribuíram também para os resultados obtidos nas áreas da AmarsuL, Resiaçores do Faial, Ambilital, Ersul e Valorsul.
Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade na Tetra Pak Ibéria, afirma: “Este concurso revelou o esforço e união dos SGRU, tendo também demonstrado a consciência dos portugueses para a importância da reciclagem na subsistência e preservação do ambiente. É gratificante e otimista verificar os resultados alcançados, e esperamos que os valores de reciclagem continuem a aumentar em Portugal, sendo que esse feito está ao alcance de cada um de nós.”
Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde (SPV), afirma:  “O resultado desta iniciativa reflete a ambição que pretendemos para todo o setor da reciclagem dos resíduos de embalagens: comunidades e sistemas de gestão comprometidos em fazer subir as quantidades de embalagens recicladas. Só com este espírito de cooperação e empenho será possível promover a circularidade das embalagens!”

Manuel Martins Pereira dos Santos , responsável pela Resiaçores do Pico, afirma: “Este resultado ,que muito nos honrou , é fruto de um trabalho conjunto que envolve , Governo Regional  Municípios, População em geral e Trabalhadores da  Resiaçores, que desenvolvem um trabalho diário de melhoria continua na separação de resíduos de embalagem.
Iniciativas como esta que a SPV e a Tetra Pak Ibéria, levaram a cabo, são bem-vindas, pois para além de premiarem o SGRU, permitem que este atribua o seu prémio a uma instituição de caráter social, cuja a sua obra é tantas vezes passada despercebida. A Resiaçores continuara empenhada em contribuir para o crescimento da reciclagem de embalagens nos Açores por forma que Portugal possa atingir as metas definidas. 

DESCUBRA AINDA