Logo Sociedade Ponto Verde

Sociedade Ponto Verde alarga prazo de candidaturas para o prémio “Junta-te ao Gervásio”
Sociedade Ponto Verde alarga prazo de candidaturas para o prémio  “Junta-te ao Gervásio”
2022-07-15
Sociedade Ponto Verde alarga prazo de candidaturas para o prémio “Junta-te ao Gervásio”

Concurso promove as boas práticas da reciclagem de embalagens nas comunidades locais. 

 

Vencedores vão ser distinguidos com obra de arte em material reciclado, da autoria de Cristina Rodrigues, prémios monetários ou menções honrosas.

 


A Sociedade Ponto Verde (SPV) alargou o prazo de candidatura ao Prémio “Junta-te ao Gervásio”, até ao dia 14 de outubro, que é dirigido a Juntas de Freguesia, entidades de proximidade (como associações ou cooperativas) e cidadãos individuais ou em grupo, para que possam inscrever os seus projetos na área da reciclagem de embalagens e da economia circular, e mostrem o que de melhor se faz dentro das comunidades locais em Portugal.

 

Os interessados devem submeter a candidatura, integrada numa das três categorias a concurso, através de https://recicla.pt/juntateaogervasio/, onde está disponível toda a informação. 

 

O Prémio “Junta-te ao Gervásio” é uma iniciativa de âmbito nacional aberto às Juntas de Freguesia, a Entidades de Proximidade (designadamente organizações da economia social, como associações, fundações ou cooperativas; pequenas e microempresas e empresários) e à Cidadania Social (pessoas singulares ou em grupo, empresários e demais entidades como condomínios ou agrupamento de escuteiros, entre outros) localizadas em todo o território nacional. São estas as três categorias.

 

 

São elegíveis projetos que contribuem ou contribuíram de forma sustentável para a melhoria e separação das embalagens para reciclagem, bem como da sua circularidade, dentro da sua comunidade e que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários.

 

O júri premiará projetos tendo em conta um conjunto de critérios, nomeadamente o seu caráter inovador do projeto, o impacto que gera ao nível económico, social e ambiental na comunidade local, e se promove a prática da reciclagem de embalagens – ou seja, estão consideradas as três dimensões que compõem o alinhamento da estratégia da SPV (Inovar, Evoluir e Reciclar).

 

Será escolhido um TOP correspondente a cada uma das três categorias, com prémios pecuniários e menções honrosas. Assim, na categoria “Freguesias” será atribuído um 1.º lugar (uma escultura feita com materiais reciclados para instalar na localidade vencedora) e 9 menções honrosas; já em “Entidades de Proximidade” e “Cidadania Social” está previsto um top 3 com atribuição de prémios monetários, que perfazem um total de 15.000€, e de menções honrosas, duas em cada categoria. A entrega dos prémios será feita numa cerimónia com data a definir no mês de fevereiro de 2023.

 

O Prémio “Junta-te ao Gervásio” é promovido pela Sociedade Ponto Verde, com o apoio da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias e o ISCTE Executive Education como Knowledge Partner.

Mais informações em https://recicla.pt/juntateaogervasio/.

 

DESCUBRA AINDA