Logo Sociedade Ponto Verde

Crise sem impacto nos hábitos de reciclagem dos portugueses mas com alterações no consumo
Crise sem impacto nos hábitos de reciclagem dos portugueses mas com alterações no consumo
2012-02-10
Crise sem impacto nos hábitos de reciclagem dos portugueses mas com alterações no consumo

Se por um lado há uma intensificação dos hábitos de reciclagem e da opção por produtos mais ecológicos, ao nível do consumo dos restantes bens a redução é generalizada.


Com efeito, nenhum dos segmentos amostrais considerados no estudo prevê qualquer alteração das suas atitudes actuais face à reciclagem das embalagens como consequência directa da recessão económica actual (a percentagem de inquiridos que afirma não alterar atitudes é em todos os segmentos superior a 85%). 

 

«Fruto do trabalho que tem vindo a ser realizado há um crescimento da consciência dos cidadãos para a necessidade de protecção efectiva do planeta Terra. Verifica-se mesmo a intensificação da opção por produtos ecológicos/amigos do ambiente neste contexto de crise económica», refere Luís Veiga Martins, Director-geral da Sociedade Ponto Verde.

 

 

69% dos lares portugueses separa as embalagens usadas

 

Dos 1.075 inquiridos no âmbito deste estudo, em 69% é predominante a prática de separação domiciliária de lixo/embalagens usadas. Do total dos inquiridos, 47% é separador total, ou seja, separa todos os tipos de lixo/embalagens usadas actualmente passíveis de separação, enquanto 22% é separador parcial, ou seja, separa apenas parte do lixo, segundo dados do estudo, que pela primeira vez foi realizado com uma abrangência nacional. A inexistência de qualquer prática actual de separação de lixo/embalagens usadas assume-se como um cenário minoritário, afectando apenas 31% dos casos totais observados.

 

«Este é o valor mais elevado de sempre desde que o estudo começou a ser realizado em 2006, com as famílias a demonstrarem tendência para fazer a separação total. Fica demonstrado que os portugueses estão cada vez mais sensibilizados para a importância da reciclagem, aproximando-se dos valores de separação observado nos países do centro da Europa», salienta Luís Veiga Martins.

 

No contexto da família e dos separadores totais, o agregado do sexo feminino é o membro mais intensamente identificado com o lançamento da ideia de se passar a fazer em casa a separação de lixo/embalagens usadas (54%).

 

Junto de quem nunca realizou separação doméstica de lixo/embalagens usadas, a falta de recipientes próprios para o efeito (56% de referências totais) e a noção do excessivo trabalho pessoal/familiar implicado (45%) assumem-se como os argumentos mais evocados para justificar a não separação doméstica do lixo produzido.

 

 

Alentejo lidera prática da separação de resíduos

 

A prática de separação é maioritária em todas as regiões analisadas (Lisboa, Norte, Centro, Alentejo, Algarve), variando entre um mínimo de 63% (no Centro) e um máximo de 77% (no Alentejo). É no Alentejo que se observa o maior índice de adesão à separação onde, a par do Algarve, a maioria dos agregados já faz mesmo separação total de resíduos.

 

Por outro lado, o estudo dá conta de que é junto das famílias de estrato sócio-económico mais elevado que se observa uma maior sistematização da prática – e da prática total - de separação doméstica de lixo/embalagens usadas. No entanto, as restantes classes têm vindo a registar crescimento em relação a esta prática.

 

Quanto ao tipo de resíduos mais separados, destacam-se as garrafas, frascos e boiões de vidros com uma taxa de separação de 90%. Em segundo lugar encontram-se as garrafas de plástico e as caixas de cartão (78%) e os jornais e revistas (74%).

 

Os resíduos menos separados são as bases de esferovite para alimentos e as embalagens de aerossóis, como as embalagens usadas de espuma de barbear e de desodorizante (23%), bem como couvettes de metal de comida feita ou pré-cozinhada e as latas de conservas (32%).

 

 

Crise afecta consumo: Portugueses estão a mudar os hábitos alimentares

 

Já quanto ao consumo, os dados revelam um cenário distinto. Na sequência de estudos já realizados em anos anteriores, a Sociedade Ponto Verde decidiu promover um estudo tendente a determinar as atitudes e os comportamentos das famílias em matéria de separação domiciliária de lixo/embalagens usadas e o eventual impacto deste clima de crise económica nos hábitos ambientais dos portugueses.

 

Para quase metade (48%) dos 1075 inquiridos a nível nacional, a crise económica já teve impacto a nível dos hábitos alimentares respectivos. Esse impacto é equilibradamente distribuído a nível daquilo que se compra para consumir em casa e daquilo que se consome directamente fora do lar.

 

Quer no consumo fora de casa, quer dentro do lar, a crise parece ter efeitos evidentes no sentido de uma diminuição daquilo que se compra e consome. No consumo em casa, 92% afirma comprar menos para consumir em casa, enquanto 97% dos inquiridos afirma consumir menos fora de casa.

 

Nos restantes hábitos ambientais, prevê-se uma maior racionalização no consumo: a água e, sobretudo, a energia eléctrica são bens essenciais cujo consumo pelas famílias já é maioritariamente racionalizado devido à crise. Apenas 26% de famílias no caso da energia eléctrica e 32% no da água pensam manter constantes os respectivos volumes habituais de consumo. Para os restantes inquiridos, o objectivo é de redução em relação a estes dois bens essenciais.

 

O estudo foi realizado pela empresa Intercampus, num total de 1.075 entrevistas, recorrendo-se à técnica de observação directa e entrevista pessoal, realizadas entre 14 de Novembro e 20 de Dezembro em Portugal Continental.

DESCUBRA AINDA