Logo Sociedade Ponto Verde

25 salas de estudo nascem em IPSS a partir da reciclagem de vidro
25 salas de estudo nascem em IPSS a partir da reciclagem de vidro
2012-11-29
25 salas de estudo nascem em IPSS a partir da reciclagem de vidro

Em dois anos, o projecto Reciclar é Dar e Receber contribuiu para a criação de mais de 55 locais de estudo para crianças de famílias carenciadas. As instituições particulares de solidariedade social que irão receber as novas salas de estudo já estão seleccionadas e as obras em curso.

 


A Sociedade Ponto Verde (SPV) vai voltar, em 2012, a equipar e/ou melhorar 25 salas de estudo, no âmbito do projecto de responsabilidade social Reciclar é Dar e Receber, que está a decorrer até ao final do ano. O projecto vai assim chegar a cerca de 1.500 crianças de 14 distritos nacionais, de Norte a Sul do País e do arquipélago da Madeira.

 

A evolução das quantidades de vidro enviadas para reciclagem, até ao momento, permite prever que será possível equipar 25 salas de estudo em Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS) a partir do contributo de todos os portugueses para o aumento da taxa de reciclagem. Por cada tonelada de vidro colocada no ecoponto em 2012, a SPV está a entregar um euro para a criação destas salas.

 

«No actual contexto social e económico, as organizações têm uma missão acrescida. O insucesso escolar - um dos principais factores de exclusão social – é indissociável da pobreza. Com este projecto quisemos contribuir para a educação dos mais jovens. Para esse efeito, apelámos à participação dos portugueses para que reciclem cada vez mais as embalagens usadas, dando o seu contributo ao ambiente e à comunidade», refere Luís Veiga Martins, Director-Geral da Sociedade Ponto Verde.

 

Os trabalhos de montagem das primeiras salas resultantes da acção de 2012 estão em finalização. O projecto tem sido desenvolvido em parceria com a ENTRAJUDA e com a SIC Esperança, a quem coube a selecção e o acompanhamento das instituições que serão alvo de intervenção.

 

Em dois anos, o projecto Reciclar é Dar e Receber já contribuiu para proporcionar mais de 55 novos locais de estudo às crianças que mais precisam.

 

No ano passado, o desejo de milhares de crianças de terem um sítio melhor para estudar tornou-se realidade com a criação de 30 salas de estudo em IPSS apoiadas pela ENTRAJUDA, cujas obras já foram concluídas.

 

«Acreditamos que nos próximos anos a taxa de reciclagem irá continuar a aumentar dado que este gesto passou a fazer parte da rotina de grande parte dos portugueses. Não podemos e não vamos voltar para trás! O mais dificil foi alcançado, e hoje são cada vez mais os que separam os resíduos de embalagem em suas casas, graças ao empenho de todos os parceiros do Sistema Ponto Verde», acrescenta Luís veiga Martins.

 

Instituições que irão ver melhoradas e/ou equipadas as suas salas de estudo:

 

Aveiro

Florinhas do Vouga

 


Braga

Associação Social Cultural e Recreativa de Chorente

Centro Cultural e Social de Santo Adrião

Centro Social da Paróquia de Landim

Obra Social do Sagrado Coração de Maria

 

 

Bragança

Centro Paroquial de Assistência de Freixo de Espada à Cinta

Casa do Menino Jesus

 


Castelo Branco

CACFF- Centro Assistencial Cultural Formativo do Fundão

 

Faro

Casa do Povo de Estói

Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines

 


Funchal

Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal

 

Leiria

Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal

Centro Social da Freguesia de Famalicão

 


Lisboa

Associação de Solidariedade Social do Alto da Cova da Moura

Centro Social Paroquial de Alfornelos

 


Portalegre

Santa Casa da Misericórdia de Cabeço de Vide

Associação Comunitária Nossa Senhora dos Prazeres

 


Porto

Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa

Obra de Nossa Senhora das Candeias

Olharfuturo - Associação de Solidariedade Social SFL

 


Santarém

Centro Reabilitação e Integração Torrejano - C. Comum. ROSTO

 


Setúbal

Centro Social de Palmela

CRIAR-T Associação de Solidariedade

Liga dos Amigos da Terceira Idade

 


Viana do Castelo

Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva

DESCUBRA AINDA