Logo Sociedade Ponto Verde

Sociedade Ponto Verde apoia Projeto 80
Sociedade Ponto Verde apoia Projeto 80
2013-02-13
Sociedade Ponto Verde apoia Projeto 80

A Sociedade Ponto Verde acaba de se associar ao Projeto 80, uma iniciativa de âmbito nacional que convida os jovens das Associações de Estudantes de todo o país a apresentar projetos geradores de comportamentos sustentáveis.

 

Ao apoiar esta iniciativa, a Sociedade Ponto Verde pretende dar o seu contributo para incentivar o debate sobre os temas da sustentabilidade e do empreendedorismo junto dos jovens.

 

O Projeto 80 é promovido pelo Governo de Portugal em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, a Direção-Geral da Educação e o Instituto Português do Desporto e Juventude, bem como com a Quercus e o Green Project Awards. Visa dinamizar o movimento associativo nas Escolas e promover a educação para a sustentabilidade, empreendedorismo e cidadania democrática.

 

Podem candidatar-se ao Projeto 80, as Associações de Estudantes (AE) do Ensino Básico e do Ensino Secundário que desenvolvam um ou mais projetos de sustentabilidade, nomeadamente, projetos que promovam a gestão eficiente de recursos, a diminuição da pegada carbónica e hídrica, a biodiversidade, o empreendedorismo, a economia verde e a inovação social, bem como o voluntariado ou outras formas de cidadania e participação pública.

 

Os alunos têm de apresentar os seus projetos através das AE das suas escolas, formalmente constituídas ou em fase formal de constituição, podendo apresentar projetos desenvolvidos nos anos letivos 2011-2012 ou 2012-2013.

 

A primeira fase de candidaturas ao Projeto 80 decorre até 15 de março. A segunda fase de candidaturas decorrerá entre 16 de março e 31 de maio e será “acompanhada” pelo Roadshow Projeto 80, que visitará escolas das dezoito capitais de distrito.

 

Em cada uma das fases são escolhidos três projetos finalistas, o que significa que seis projectos são candidatos ao prémio “Iniciativa Jovem” do Green Project Awards Portugal.

 

Associações de Estudantes do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, jovens entre os 13 e 17 anos, comunidade escolar, pais e encarregados de educação são os públicos a quem se dirige o Projeto 80. Poderão acompanhar o roteiro e desenvolvimento do Projeto 80 em: www.projeto80.pt e http://www.facebook.com/Projeto80.

 

DESCUBRA AINDA