Logo Sociedade Ponto Verde

Ambiente desafia imaginação em concurso de fotografia
Ambiente desafia imaginação em concurso de fotografia
2013-05-27
Ambiente desafia imaginação em concurso de fotografia

Água, atentados e boas práticas ambientais, reciclagem de embalagens e fauna selvagem são as principais fontes de inspiração do 1º Concurso Nacional de Fotografia da Quercus. A iniciativa, que conta com o apoio da Sociedade Ponto verde, pretende promover a observação e a proteção da natureza através da fotografia.

 

Destinado a fotógrafos amadores e profissionais, o concurso estará a decorrer entre 1 de junho e 20 de Agosto. Os melhores 50 trabalhos ficarão em exposição no Parque Biológico de Gaia de 21 de Setembro a 21 de Outubro.

 

Os participantes poderão submeter entre uma e dez fotografias inéditas, em cinco categorias possíveis e num máximo de duas fotografias em cada categoria.

Categoria 1 - Água (Vida, Natureza e Paisagem)

Categoria 2 - Reciclagem de Embalagens – Prémio Especial Sociedade Ponto Verde

Categoria 3 - Atentados e Boas Práticas Ambientais

Categoria 4 - Fauna Selvagem

Categoria 5 - Fotografias obtidas com telemóvel

 

«Este concurso é uma forma de envolver ainda mais os portugueses com o tema do ambiente e de os sensibilizar para a importância da sua preservação. Esta foi uma das razões que levou a Sociedade Ponto Verde a apoiar esta iniciativa que permitirá captar visões diferentes sobre os temas a concurso», sublinha Luís Veiga Martins, Diretor-geral da Sociedade Ponto Verde.

 

Os finalistas, escolhidos de entre os que se destacarem pela sua qualidade e inovação, serão divulgados na cerimónia de entrega de prémios a realizar no Parque Biológico de Gaia, a 21 de Setembro. Nessa altura, serão também divulgados os vencedores em cada categoria, que receberão um prémio do valor de 1000 euros ou, no caso do autor das melhores fotografias captadas por telemóvel, um montante de 500 euros.

 

Os vencedores e os finalistas receberão ainda, de acordo com a sua classificação, um exemplar do ‘Guia fotográfico Quercus – Anfíbios de Portugal’ e a coleção completa de ‘Árvores e Florestas de Portugal’.

 

O júri será composto por João Cosme, fotógrafo de natureza, Joaquim Peixoto, da Quercus, Mário Raposo, da Sociedade Ponto Verde, e Dinis Cortes, fotógrafo de natureza.

 

O regulamento e toda a documentação necessária estão disponíveis em www.quercus.pt.

DESCUBRA AINDA