Logo Sociedade Ponto Verde

Sociedade Ponto Verde incorpora código para daltónicos nos materiais de comunicação
Sociedade Ponto Verde incorpora código para daltónicos nos materiais de comunicação
2013-07-11
Sociedade Ponto Verde incorpora código para daltónicos nos materiais de comunicação

A utilização do código ColorADD vai contribuir para que o hábito de separação de resíduos de embalagem seja cada vez mais um gesto universal.

 

Porque reciclar é importante qualquer que seja a cor com que cada pessoa vê o mundo, a Sociedade Ponto Verde vai passar a incluir o código ColorADD nos seus materiais de comunicação, como brochuras e sinalética. Desenvolvido com base nas três cores primárias representadas através de símbolos gráficos, o código ColorADD assenta no conceito de “adição de cores”, permitindo ao daltónico relacionar os símbolos e facilmente identificar toda a paleta.

 

O código torna-se num “jogo mental” simples e fácil de memorizar e aplicar em situações do dia-a-dia. O branco e o preto juntam-se para orientar as tonalidades claras e escuras.

 

«O sucesso da recolha seletiva e reciclagem de resíduos de embalagens depende do compromisso de todos. Ao adotar este código nos nossos materiais de comunicação, queremos assegurar as condições necessárias para que todos, sem exceção, possamos reciclar mais e melhor», refere Luís Veiga Martins, Diretor-Geral da Sociedade Ponto Verde.

 

«O projeto ColorAdd foi desenvolvido para ajudar a minorar o problema de um universo significativo da população mundial que, pelas suas características de visão, se encontra privado da realização de um conjunto de atividades. O processo de reciclagem, através da inclusão deste código, passa agora a ser mais fácil», sublinha Miguel Neiva, criador do código ColorADD.

 

Atualmente, o código ColorADD está já implementado nas mais diversas áreas de atividade, nomeadamente em Hospitais, Transportes Públicos, Educação, Escolas e Universidades, Indústria de Material Escolar e Didático, Vestuário e Calçado, Autarquias - Turismos, Educação, Cultura, Mobilidade e Comunicação.

 

O Daltonismo, ou a cegueira da cor, é uma limitação que afeta 10% da população mundial masculina – aproximadamente 350 milhões de pessoas em todo o mundo. Esta limitação, de condição hereditária, é transmitida através do cromossoma X. 

DESCUBRA AINDA