No Dia Nacional da Sustentabilidade, a Sociedade Ponto Verde (SPV) apresentou o seu novo rebranding juntamente com a novidade: a Ponto Verde, uma marca criada para estar mais próxima das pessoas e mobilizar os cidadãos em torno da reciclagem de embalagens.
Esta mudança marca o início de uma nova era para a SPV e acontece num momento decisivo já que 2025 é o ano da concessão de uma nova licença que, pela primeira vez, tem a duração de dez anos, mas é também simbólico, antecipando a celebração dos seus 30 anos de atividade em 2026.
Duas marcas, uma missão
Com esta nova arquitetura, a SPV passa a ter duas dimensões complementares:
- Sociedade Ponto Verde – a marca institucional, que continuará a garantir a gestão e valorização das embalagens, mantendo-se como referência de inovação, liderança e compromisso no setor.
- Ponto Verde – a nova face mais próxima dos cidadãos, que vai estar associada a campanhas, ações de sensibilização e programas educativos para que todos – de miúdos a graúdos – separem e coloque as suas embalagens nos ecopontos, todos os dias.
Ricardo Sacoto Lagoa, Diretor de Marketing, Sensibilização e Comunicação da SPV, reforça esse espírito coletivo:
“A Ponto Verde não é apenas uma marca. É a expressão de um movimento que mobiliza a sociedade para a ação. Queremos dar mais visibilidade ao papel de cada cidadão e de cada empresa, mostrando que todos contam para atingirmos as metas nacionais e europeias de reciclagem de embalagens. Mais do que nunca, é urgente mobilizar para a ação e a Ponto Verde vai ser o motor dessa mobilização.”
Desafios à vista
Portugal tem metas exigentes pela frente: reciclar, em 2025, 65% de todas as embalagens que são colocadas no mercado e 70% até 2030. A nova licença de 10 anos é uma oportunidade para consolidar o sistema, mas também um teste à capacidade de todos – empresas, instituições e cidadãos – de contribuírem para estas metas.
Como explica a CEO da SPV, Ana Trigo Morais:
“Iniciámos uma nova década de trabalho marcada por grandes responsabilidades e metas muito ambiciosas. A nova identidade reflete, precisamente, a nossa vontade de continuar a liderar o setor, reforçando a credibilidade da Sociedade Ponto Verde junto de clientes e parceiros, mas também de nos aproximarmos e mobilizarmos os cidadãos através da marca Ponto Verde. Acreditamos que só juntos poderemos cumprir o propósito da economia circular e garantir impacto mensurável para o País e para o planeta.”
Um futuro mais verde
Desde 1996, já foram enviadas para reciclagem mais de 11 milhões de toneladas de embalagens graças ao esforço conjunto de cidadãos, empresas e sistemas de gestão de resíduos. Agora, com uma nova identidade e uma mensagem clara, associada à Ponto Verde – “Separamos juntos” –, o objetivo é transformar a reciclagem num verdadeiro movimento coletivo.
Mais do que mudar de imagem, este rebranding marca o arranque de uma nova etapa: uma Sociedade Ponto Verde mais madura e inovadora e uma Ponto Verde feita para inspirar e aproximar, com o objetivo de fazer da economia circular uma causa comum.