Com a chegada de outubro, o Halloween aparece no horizonte — e, embora não seja uma tradição originalmente portuguesa, tem conquistado cada vez mais espaço nas celebrações em Portugal. Muitas fantasias compradas em lojas são feitas de materiais não sustentáveis e acabam no lixo ou guardadas sem prazo no fundo do armário após uma única utilização.
E se este ano conjugares o espírito lúdico com o compromisso ambiental? Ficam aqui algumas ideias para um Halloween mais sustentável.
- Explorar o guarda-roupa: Muitas vezes no fundo do guarda-roupa conseguimos encontrar peças antigas que podem ter outro uso e ser transformadas em complementos para fantasias.
- Aluguer de fatos: Existem vários ateliês de costura que alugam fatos para diferentes temáticas e o Dia das Bruxas não é exceção. É o caso da Costura e Fantasia, uma empresa portuguesa que confeciona, aluga ou vende disfarces diversos.
Materiais “de casa” que podem tornar-se máscaras
Exemplos de materiais comuns, muitas vezes descartados, que podem ser reaproveitados para criar máscaras de Halloween:
- Cartão de caixas de cereais ou de produtos alimentares. Um material resistente, leve e fácil de recortar. Podem ser uma boa base para máscaras.
- Copos ou garrafas plásticas PET, são transparentes e moldáveis.
- Tampas de garrafa têm formatos interessantes e rigidez moderada. Podem ser uma boa opção para imitar olhos.
- Rolo de papel higiénico ou de cozinha
- Jornais e revistas antigas, são bons materiais para o revestimento de máscaras.
- Tecidos de roupa velha ou retalho
Como integrar a reciclagem além da máscara
As decorações de Halloween compradas em loja são, geralmente, feitas de materiais artificiais. Opta por usar folhas, galhos e frutas para fazer decorações, é possível utilizar estes materiais para fazer arranjos florais e teias de aranha. As frutas também podem ser usadas para fazer decorações, como abóboras esculpidas – não se esqueça de usar a polpa para fazer sopa ou doce. Velas e luzes de LED também são boas opções para criar ambientes diferentes e podem ser reutilizadas.
No final, recicla os materiais que já não servem! Papel/cartão no ecoponto azul, plásticos no amarelo, vidro no ecoponto verde. Torna este Halloween um momento divertido e ecológico, pequenos gestos ajudam a reduzir o impacto ambiental.