Reciclar o Food Court — inovação ao serviço da economia circular

A gestão de resíduos nos espaços de restauração continua a ser um dos grandes desafios da economia circular, sobretudo em ambientes de elevada afluência e complexidade operacional, como os centros comerciais. Foi precisamente deste contexto que nasceu o projeto-piloto Reciclar o Food Court, uma iniciativa entre a Sociedade Ponto Verde, a Veolia Portugal e o Centro Colombo.

O ponto de partida do projeto surge da participação da Veolia Portugal no Re_source 3.0, um programa de co-inovação promovido pela Sociedade Ponto Verde, que procurou responder a macrodesafios estruturais da gestão de resíduos de embalagens, como a mudança de comportamentos, a rastreabilidade e a eficiência na recolha.

No âmbito deste programa, a Veolia lançou um desafio específico focado na gestão de resíduos em centros comerciais, com especial atenção à zona de restauração – onde alcançar níveis elevados de separação na origem continua a ser particularmente exigente. Já a escolha do Centro Colombo como local piloto revelou-se especialmente pertinente, uma vez que a Veolia assegura a gestão global dos resíduos do espaço.

Desta sinergia nasce o “Reciclar o Food Court”, um projeto focado na implementação de um processo inovador de recolha porta a porta dos resíduos indiferenciados provenientes dos restaurantes. O objetivo passa pelo aumento dos níveis de separação na origem e na melhoria das taxas de reciclagem destes materiais

Tecnologia para criar transparência e melhorar decisões

Um dos grandes fatores diferenciadores do projeto é a integração de tecnologia avançada no processo de recolha e monitorização dos resíduos indiferenciados. A solução permite acompanhar as recolhas porta a porta em tempo real, através da utilização de QR Codes e de um sistema de análise suportado por inteligência artificial.

“Através da inteligência artificial, conseguimos criar transparência e controlo dos processos em tempo real, analisando individualmente cada saco de resíduos indiferenciados e identificando a presença de materiais recicláveis ou valorizáveis”, refere a Veolia. “Acreditamos que, no futuro, a IA será um pilar essencial para alcançar metas ambiciosas de reciclagem e impulsionar uma economia verdadeiramente circular, tornando a gestão de resíduos mais eficiente e sustentável”.

A vertente tecnológica é complementada por um forte investimento na sensibilização das equipas dos restaurantes. O projeto integrou ações diretas junto dos colaboradores, materiais informativos nos espaços técnicos e um vídeo tutorial que explica, passo a passo, o novo processo de separação de resíduos no food court.

“A nossa solução combina duas abordagens essenciais e complementares: sensibilização e tecnologia”, sublinha ainda a Veolia. No futuro, os dados recolhidos pela inteligência artificial vão permitir personalizar ainda mais estas ações. 

Aprender para evoluir

Embora o projeto ainda se encontre em fase de otimização, já existem benefícios. A digitalização dos processos eliminou registos manuais e aumentou a eficiência e a precisão na gestão diária dos resíduos.

“Este projeto permitiu-nos compreender melhor os desafios do terreno, identificar o que funciona e o que precisa de ajustes e perceber os constrangimentos operacionais em zonas de elevada complexidade, mais suscetíveis a contaminações e sujeitas a picos de afluência com grande volume de resíduos. Estas aprendizagens são fundamentais para orientar ações futuras e desenvolver soluções direcionadas”, destaca a Veolia.

Um modelo com potencial de replicação

O “Reciclar o Food Court” está alinhado com o compromisso de transformação ecológica da Veolia e com a estratégia GreenUp 24-27, contribuindo para a despoluição, a regeneração de recursos e a descarbonização. 

“Mais do que números, queremos criar um modelo replicável que possa transformar a gestão de resíduos em centros comerciais e no setor HoReCa em geral contribuindo para o cumprimento das metas nacionais de reciclagem e para uma economia mais circular, eficiente e responsável.”, afirma a Veolia. Quando a inovação é colocada ao serviço da sustentabilidade, surgem projetos que deixam marca — e que ajudam a construir um futuro mais circular, eficiente e responsável.

Veja também

Pergunta e recicla

Avatar
closebtn
Olá!
Escreva aqui a sua pergunta e responderei em segundos.