CALENDÁRIO PONTO VERDE
PRAZO DE ENTREGA DA DECLARAÇÃO ANUAL
DATAS DA FACTURAÇÃO
Os pagamentos à Sociedade Ponto Verde podem ser feitos de duas maneiras:
Se a contribuição anual a pagar for inferior ou igual a 1.000 € (sem IVA incluído) a factura é emitida a 15 de Maio com data de vencimento de 29 de Junho.
Se a contribuição anual a pagar for superior a 1.000 € (sem IVA incluído), o pagamento é efectuado em 4 prestações com as seguintes datas:
Em qualquer um dos casos, e se houver algum acerto a fazer relativo ao valor facturado por estimativa no ano anterior, o mesmo será efectuado após entrega e validação da declaração do ano corrente. Para obter o valor de acerto a ser facturado pela SPV, tenha em consideração que o montante facturado durante o ano transacto teve como base os pesos declarados sobre o ano anterior a esse.

Assim, ao aplicar os valores ponto verde do ano transacto à declaração real desse ano, obterá o montante que deveria ter pago em relação a esse ano. É precisamente a diferença entre esse montante e o que foi facturado como estimativa no ano transacto, o valor do acerto a ser facturado.
Todas as nossas facturas têm a indicação da sua data de vencimento. Caso as facturas não sejam liquidadas dentro do seu prazo de vencimento, a SPV poderá emitir juros de mora. Estes juros são calculados à taxa supletiva em vigor à data da emissão dos mesmos, fixada por lei para operações comerciais.
A contribuição financeira mínima anual a pagar à SPV é por esta definida e pode ser alterada em cada novo ano.

Em caso de falta de pagamento, a SPV pode aplicar juros de mora. Os juros de mora são calculados à taxa supletiva em vigor à data de emissão da factura de débito dos juros, fixada por lei para operações comerciais.
FACTURAÇÃO ELECTRÓNICA
Na procura constante pela melhoria dos serviços que prestamos aos nossos clientes, passámos a disponibilizar as nossas facturas em formato electrónico.
Pode facilmente encontrar esta funcionalidade na área reservada e-CLIENTE. Ao activar esta funcionalidade, a sua empresa deixará de receber facturas em papel e passará a receber um e-mail de alerta sempre que seja disponibilizada uma nova factura na sua área de e-CLIENTE. Este é um serviço totalmente gratuito, com as seguintes vantagens:
REDUÇÃO DA QUANTIDADE DE PAPEL UTILIZADO E CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS;
ARQUIVO AUTOMÁTICO DAS FACTURAS NO COMPUTADOR;
RECEPÇÃO MAIS RÁPIDA DAS FACTURAS.
AUDITORIAS
Todos os anos, as empresas clientes do Sistema Ponto Verde têm que declarar as quantidades de embalagens que colocam no mercado nacional.
De maneira a garantir a equidade entre todos os clientes do sistema, bem como a manutenção do rigor nos números apresentados anualmente, torna-se fundamental a existência de mecanismos que ajudem a SPV a alcançar estes objectivos. A auditoria às declarações anuais é um desses mecanismos e tem como principal função verificar o correcto e completo preenchimento da declaração anual em quantidades, peso e classificação das embalagens, quantificando e registando as omissões/incorrecções quando existentes.
Para a realização destas auditorias a SPV selecciona entidades independentes e devidamente credenciadas.
Como resultado da auditoria, a entidade auditora apresenta um relatório no qual resume os trabalhos efectuados. A SPV disponibiliza à empresa auditada um exemplar desse relatório.
A SPV, directa ou indirectamente (através da entidade auditora), garante a total confidencialidade dos dados que são solicitados e tratados, bem como dos resultados apurados nos relatórios de auditoria realizados.