Logo Sociedade Ponto Verde

DICAS & CURIOSIDADES
"
Não deve colocar cristal no ecoponto verde
2017-01-17
Não deve colocar cristal no ecoponto verde

O cristal, tal como acontece com os copos, os pirexs ou os espelhos, tem uma composição diferente da das embalagens de vidro comuns. E, por isso, não funde à mesma temperatura. Assim, para não darem origem a objetos de vidro com defeito e estragar todo o restante vidro reciclado, os cristais não devem ser colocados no ecoponto verde, ao contrário das embalagens de vidro.

"
Só deve colocar garrafas, boiões e frascos de vidro no ecoponto verde
2016-10-18
Só deve colocar garrafas, boiões e frascos de vidro no ecoponto verde

A explicação é simples: primeiro porque o contentor verde é só para embalagens de vidro. Adicionalmente é comum a composição das embalagem de vidro, como é o caso das garrafas, dos boiões, ou dos frascos ser diferente da de outros tipos de vidro, como os copos, os espelhos, ou os pyrexs, por exemplo.

Como estes últimos não fundem à mesma temperatura, se forem colocados no ecoponto verde podem dar origem a novas embalagens  de vidro com defeito e comprometer todo um lote de vidro reciclado.

Desta forma, para assegurar que o vidro reciclado seja 100% viável, no ecoponto verde deverá colocar apenas embalagens de vidro vazias.

"
Uma lâmpada de 100w acesa durante 4h equivale à energia poupada na reciclagem de 1 garrafa de vidro
2016-10-12
Uma lâmpada de 100w acesa durante 4h equivale à energia poupada na reciclagem de 1 garrafa de vidro

Com a reciclagem de uma simples garrafa de vidro, conseguimos poupar energia suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 watts durante 4 horas porque o consumo energético utilizado para fabricar uma garrafa a partir de matérias-primas virgens é superior ao necessário para reciclar uma garrafa, donde resulta a poupança indicada.

"
Tabela Nutricional
2016-06-24
Tabela Nutricional

A Tabela Nutricional permite estabelecer uma comparação entre as principais características nutricionais dos alimentos, tais como calorias, açúcares, sal, etc...Com essa informação pode ter uma ideia mais rigorosa do impacto que o consumo desse produto terá no seu organismo e na sua saúde.
Essa análise pode ser feita comparando diferentes tabelas, por exemplo, em termos dos valores presentes por porção, ou, mais simples ainda, tendo em atenção a dose diária recomendada de determinado ingrediente que está presente no produto. Por exemplo, observando a tabela acima, podemos verificar que cada 30g deste produto equivale a 115kcal ou 6% da dose diária recomendada.
 

"
Símbolo Rótulo Ecológico Europeu
2016-03-07
Símbolo Rótulo Ecológico Europeu

O Rótulo Ecológico Europeu tem como objectivo identificar produtos e serviços que reduzem o impacto ambiental, através do seu ciclo de vida, desde o momento de extração das matérias-primas até às fases de produção, utilização e destino final (http://www.ec.europa.eu/environment/ecolabel/).

"
Não deve colocar espelhos no ecoponto verde
2016-01-19
Não deve colocar espelhos no ecoponto verde

A composição das garrafas, boiões e frascos de vidro é diferente da de outros objetos de vidro, como é o caso dos espelhos, copos, cristais, ou pyrexs, por exemplo. Estes últimos não fundem à mesma temperatura e, se forem colocados no ecoponto verde, podem dar origem a objetos de vidro com defeito e inviabilizar todo o restante vidro reciclado. Assim, no  ecoponto verde devem ser apenas colocadas as embalagens de vidro!