Logo Sociedade Ponto Verde

FAQS
1. O que acontece às embalagens usadas que depositamos nos ecopontos e noutros equipamentos para recolha selectiva?
Depois de recolhidas, as embalagens usadas são transportadas pelas Autarquias para uma Estação de Triagem, onde são submetidas a uma separação ainda mais rigorosa por tipo de material. Por exemplo, os metais são separados em ferrosos (aço) e não ferrosos (alumínio); os plásticos em PET, PEAD, PEBD, PP, EPS e plásticos mistos. A triagem confere aos resíduos a homogeneidade e qualidade necessárias à sua reciclagem. Depois deste processo de selecção, os resíduos de embalagens são enfardados por tipo de material e reencaminhados através da Sociedade Ponto Verde, para empresas que procedem à sua reciclagem.

2. Que objectos resultam da reciclagem de embalagens usadas?
A reciclagem de embalagens usadas consiste no reprocessamento e na incorporação dos materiais dessas embalagens na produção de novos objectos, num ciclo praticamente interminável. Através da reciclagem, valorizamos os materiais de embalagem (os quais de outra forma teriam um ciclo de vida mais reduzido) e damos origem a diversos objectos que usamos todos os dias: paletes de transporte, revestimentos e placas para construção civil e bricolage, peças de vestuário, fibras para enchimento de acolchoados, lingotes de metal, peças para electrodomésticos de uso comum (como esquentadores e fogões), novas garrafas e boiões, novas embalagens, livros, jornais, papel de escrita, cartão liso ou canelado, papel higiénico, mobiliário de jardim, vasos, tubos de escoamento, aglomerados de madeira para fabrico de mobiliário, entre muitas outras coisas.

3. Que posso fazer para participar?
A participação activa e empenhada de todos no processo de reciclagem começa em casa com a separação das embalagens usadas por tipo de material: plástico e metal, papel e cartão, vidro e madeira. Os resíduos de embalagens devem então ser colocados nos equipamentos apropriados disponibilizados pelas Autarquias para o efeito. Em Portugal têm vindo a ser progressivamente implantados vários equipamentos que permitem a participação dos consumidores na recolha selectiva, tais como: ecopontos, ecocentros e cestos ou sacos específicos para recolha porta-a-porta. Hoje mais de 99% da população é abrangida pela recolha selectiva e 69% dos lares faz separação regular de resíduos.

4. Quais são as vantagens da reciclagem?
Reciclar embalagens usadas traz diversas vantagens quer ambientais quer económicas:
- Redução da quantidade de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) que vão para aterros sanitários, prolongando o seu tempo de vida útil;
- Poupança de matérias-primas e preservação de recursos naturais;
- Economia de Energia.

5. Como posso proceder para separar as minhas embalagens usadas?
A separação doméstica das embalagens usadas por tipo de material (metal e plástico, papel e cartão, vidro e madeira) é o primeiro passo para a sua reciclagem. Para uma separação correcta dos resíduos de embalagens siga as indicações fornecidas pela sua Autarquia, ou consulte as dicas de deposição para os diferentes materiais e outras informações úteis aqui.

6. Como posso facilitar a minha participação?
Utilize dois caixotes para os seus resíduos domésticos: um para os resíduos orgânicos (restos de comida) e outro para as embalagens de plástico e metal.As embalagens de vidro, pelo seu maior volume, podem ser armazenadas num outro local da casa, por exemplo numa varanda, despensa ou arrecadação.O papel e o cartão usados podem ser armazenados em qualquer divisão, numa caixa de cartão, por exemplo, dado não provocarem maus cheiros. Deve espalmar as embalagens de papel e cartão, a fim de reduzir o seu volume, permitindo aumentar a capacidade de armazenamento em casa e assim reduzir o número de deslocações ao Ecoponto.
Sempre que possível, escorra todo o conteúdo das embalagens e espalme-as, de forma a ocuparem menos espaço. As embalagens de madeira devem também ser separadas, embora só possam ser depositadas nos ecocentros.

7. Quem recolhe os resíduos que colocamos nos ecopontos?
A colocação dos equipamentos de recolha selectiva – ecopontos, ecocentros e sacos ou cestos para recolha porta-a-porta – bem como a manutenção e recolha dos mesmos, cabe às Autarquias, a conjuntos de Autarquias ou a empresas às quais tenha sido concessionada essa operação.Se quer saber qual a entidade responsável pela recolha selectiva na sua zona de residência, consulte o mapa ou a sua Câmara Municipal.

8. A Sociedade Ponto Verde (SPV) recicla tudo o que é recolhido pelas autarquias? Incluindo pilhas, pneus e óleos usados?
A SPV apenas retoma e encaminha para reciclagem resíduos de embalagens. Para todos os restantes resíduos, deverá contactar a sua autarquia para encontrar um destino adequado.

9. O que é o Sistema Ponto Verde?
O Sistema Ponto Verde, também conhecido por SIGRE, é o Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens.
Foi criado para garantir a organização e gestão de um circuito que assegura a retoma, valorização e reciclagem dos resíduos de embalagens não-reutilizáveis, assim como a diminuição do volume de resíduos depositados em aterro. O sucesso deste sistema assenta na articulação de responsabilidades entre os vários parceiros, no sentido de completar um ciclo com um potencial de sustentabilidade praticamente infinito, onde todos têm um papel fundamental a desempenhar.

10. O que significa o Símbolo Ponto Verde?
Uma embalagem marcada com o Símbolo Ponto Verde financia um sistema de recolha selectiva, valorização e reciclagem de embalagens usadas, a nível nacional. Apenas as empresas que aderem à Sociedade Ponto Verde podem usar este símbolo nas embalagens que colocam no mercado. Pode consultar aqui mais símbolos e ícones utilizados em embalagens.

11. O que é a SPV e quais os seus objectivos?
A Sociedade Ponto Verde é uma entidade privada sem fins lucrativos, constituída para dar cumprimento à legislação relativa à gestão de embalagens e resíduos de embalagens a nível nacional. É responsável pela organização e gestão de circuitos de retoma, valorização e reciclagem de resíduos de embalagens não-reutilizáveis. Os objectivos de reciclagem podem ser consultados aqui.

12. Em resumo, quais são os serviços prestados pela Sociedade Ponto Verde?
- financia as Câmaras Municipais na recolha e manutenção dos ecopontos;
- garante a reciclagem dos resíduos separados, vendendo as embalagens usadas aos recicladores (papel/cartão, vidro, plástico, madeira, aço e alumínio);
- acompanha o percurso das embalagens garantindo que têm o destino final adequado: reciclagem ou valorização energética;
- promove a sensibilização e educação ambiental junto dos consumidores, através de campanhas nos meios de comunicação social;
- apoia programas de investigação que estimulam o desenvolvimento do mercado de produtos e materiais reciclados.