logo Sociedade Ponto Verde

PREVENÇÃO


A prevenção de resíduos ocupa o lugar de topo na hierarquia de gestão de resíduos definida pela União Europeia, de acordo com o art.º 4º da Directiva Quadro de Resíduos (Diretiva (EU) 2008/98/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 19 de Novembro), podendo assumir duas formas distintas:
- a prevenção quantitativa (redução da quantidade)
- a prevenção qualitativa (redução da perigosidade)
Em qualquer dos casos, pretende-se diminuir o impacto no ambiente dos produtos e dos resíduos a que dão lugar. A este respeito a Sociedade Ponto Verde (SPV) assume responsabilidades no âmbito da sua Licença enquanto actor chave que interage com os diversos stakeholders do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE).

A diminuição da produção de resíduos está relacionada com a melhoria dos processos produtivos da fabricação de embalagens (processos mais eficientes e sustentáveis) mas também com escolhas de consumo racionais por parte dos consumidores. Adicionalmente, espera-se que os consumidores, na qualidade de produtores de resíduos, adoptem cada vez mais decisões eco-conscientes na gestão dos resíduos que produzem.
Para que seja possível tirar o máximo partido destes comportamentos, o perfil ambiental dos produtos colocados no mercado desempenha um papel relevante, a que não é alheia a fase pós-consumo dos mesmos. Para tal, são importantes os conceitos de design for environment e de design for recycling.

Como forma de poder trabalhar com os seus parceiros o tema da Prevenção a SPV lançou, no início de 2019 a plataforma Ponto Verde Lab que constitui actualmente o maior repositório digital de informação, em língua portuguesa, sobre Prevenção relativamente a embalagens e resíduos de embalagens.


Visite o sitio na Web da Prevenção

PontoverdeLAB.pt



-->