Logo Sociedade Ponto Verde

IR A BANHOS NO CAMPO
Ir a banhos no campo
2015-09-15
Ir a banhos no campo

Roteiro de Verão

 

Perfeitas para umas férias em estreito contacto com a Natureza, as praias fluviais são uma excelente alternativa balnear às suas congéneres marítimas.

 

Está enganado quem pensa que férias no campo não podem ser também sinónimo de praia. De norte a sul do país, são inúmeras as praias fluviais à espera de serem conhecidas, situadas em locais de sonho, banhados por águas limpas e cristalinas, onde muitas vezes nem sequer falta areia e todas as outras mordomias que se encontram no litoral. E muitas delas – um total de 16 em 2015 – com direito a distinção pela Associação da Bandeira Azul. No sopé de cascatas, em albufeiras, lagoas, rios ou ribeiras, há-as para todos os gostos: com bons acessos, jardins, parques infantis, piscinas e esplanadas ou simplesmente selvagens, apenas rodeadas de árvores, no fundo de um vale ou no topo de uma montanha. Num caso ou noutro, são sinónimo de um dia diferente e bem passado, até porque à sua volta há todo um mundo para descobrir, feito de tradições, história e Natureza. Vai um mergulho?

 

SEIA | Louriga

Pela beleza da paisagem, a única praia do país assente sobre um vale glaciar merece, só por si, uma visita. Localizada no vale de Loriga, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, esta praia apresenta-se como um verdadeiro santuário para os amantes da Natureza e para quem férias é sinónimo de calma e serenidade. É banhada pelas águas da ribeira de Loriga, afluente do rio Alva, que nasce no planalto superior da serra da Estrela e por aqui corre fresca, pura e cristalina. De novo reconhecida com Bandeira Azul e categoria de Ouro pela Quercus, foi uma das 21 finalistas ao concurso 7 Maravilhas – Praias de Portugal, na categoria de Praias de Rios. Nos seus arredores existem ainda diversos pontos de interesse, como vários percursos pedestres ou a vila de Loriga, também conhecida como a “Suíça Portuguesa” devido à localização geográfica única, a cerca de 770 metros de altitude e rodeada por montanhas como a Penha dos Abutres (1828 m) ou a Penha do Gato (1771 m).

 

PENACOVA | Reconquinho

Na zona onde o rio Mondego serpenteia à volta da vila de Penacova, esta praia surge rodeada de montes e vales, envolta por uma paisagem natural verdejante. Ao cenário idílico junta-se ainda um sem-fim de mordomias balneares, que mereceram a atribuição da Bandeira Azul, em tudo idênticas às que se podem encontrar nas melhores praias de mar do país, onde nem falta um pequeno porto de abrigo (para embarcações não motorizadas), campo de futebol de praia ou até um parque de campismo. Proporciona ainda uma excelente vista sobre a vila histórica de Penacova, à qual se acede a pé, do outro lado da colina, atravessando a pequena ponte de madeira, também muito concorrida como local de saltos para a água.

 

COIMBRA | Palheiros e Zorro

Dominada pelo maciço marginal de Coimbra, bem perto de algumas das mais típicas aldeias da região, esta praia fluvial é uma das mais importantes áreas balneares de toda a bacia do rio Mondego. A areia branca, a qualidade da água e a segurança do local fazem desta praia um local ímpar na região, com alcance para além da sazonalidade estival. A proximidade de Coimbra, a excelência das infraestruturas e a qualidade das águas, que lhe valeram este ano mais uma vez a atribuição da Bandeira Azul (uma distinção que detém desde 2012), fazem do seu areal branco um dos mais concorridos de toda a região interior centro, mas há espaço para todos e muito para fazer para além dos mergulhos – caminhadas, btt, canoagem, pesca ou vólei de praia são algumas das opções. Ou então simplesmente preguiçar entre um petisco no parque de merendas, enquanto se aprecia a beleza da paisagem. Quem sabe não se avista até uma lontra ou uma águia- -pesqueira, duas das espécies que habitam estas bonitas margens do Mondego.

 

GÓIS | Peneda/Pego Escuro

Mesmo junto a Góis, com um acesso pedonal rápido ao centro histórico da vila, esta praia tornou-se nos últimos anos num dos maiores símbolos do concelho. Situada nas margens do Ceira, um rio bastante conhecido pela pureza das suas águas, torna-se irresistível, durante o quente verão serrano, para todos os que por aqui passam, sejam eles locais ou forasteiros – e são cada vez mais. À imponente paisagem, dominada por altas serras, junta-se um perfeito enquadramento no meio ambiente de um conjunto de modernas infraestruturas que lhe valeram mais uma vez a Bandeira Azul. Para além de uma vasta área relvada e uma esplanada sobre o rio, nem sequer falta uma ilha de areia no meio da água, com vista privilegiada para a velha Ponte Real, que, passados tantos séculos, continua a cumprir a sua missão de unir as duas margens do Ceira. Integrada no roteiro das praias fluviais das Aldeias do Xisto, Peneda/Pego Escuro foi também distinguida em 2015 pela associação de defesa ambiental Quercus com a Medalha de Ouro, graças à qualidade das suas águas. 

 

MACEDO DE CAVALEIROS | Fraga da Pegada

Há 11 anos consecutivos que esta praia, situada junto à Albufeira do Azibo, tem sido galardoada com a Bandeira Azul, um caso único entre as zonas balneares fluviais europeias. Um reconhecimento também sublinhado com a atribuição da categoria de Ouro pela Quercus, que atesta bem não só as boas condições para os banhistas como todo um trabalho de preservação do ambiente – ou não estivesse inserida em plena Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo. Para além do rico património natural e paisagístico que se encontra à sua volta, oferece ainda aos visitantes um vasto conjunto de atividades desportivas e de lazer, como percursos pedestres, parede de escalada ou aluguer de canoas e gaivotas, pois nalgumas zonas são permitidos desportos náuticos não motorizados. Quanto à praia propriamente dita, é rodeada por uma língua de areia fina, antecedida por um grande relvado, habitualmente usado como solário. Outro pormenor muito importante é que a água está quase sempre acima de 25ºC. Podem ainda observar-se diversas espécies de aves, que procuram esta zona.

 

PENELA | Louçainha

Construída a partir das represas naturais da ribeira da Azenha, esta praia é o orgulho das gentes de Penela. Fica situada na freguesia do Espinhal, na zona este do concelho, bem perto de outros atrativos turísticos, como as Aldeias do Xisto, as Grutas da Talismã ou a Villa Romana do Rabaçal. Cercada pela serra do Espinhal, onde abundam o choupo, o castanheiro, o sobreiro e o carvalho, os seus arredores apresentam-se como um verdadeiro santuário da Natureza, habitados por uma grande diversidade de espécies animais, como ouriços-cacheiros, javalis e raposas. A qualidade das águas, os excelentes equipamentos fluviais e a preocupação ambiental têm-lhe valido a atribuição regular da Bandeira Azul, que este ano consegue pela sexta vez consecutiva. Conta com duas piscinas para banhos, uma zona reservada a crianças e uma prancha de mergulho junto a uma zona mais profunda.

 

MÉRTOLA | Tapada Grande

Nos últimos anos, esta pequena barragem transformou-se numa das maiores atrações da margem esquerda do rio Guadiana. Construída em 1982, a Barragem da Tapada Grande, junto à Mina de São Domingos, em Mértola, foi inicialmente utilizada para abastecimento público da aldeia e do complexo mineiro, mas hoje é mais conhecida pela sua moderna e bem equipada praia fluvial. Para além dos habituais equipamentos balneares, que lhe valeram, mais uma vez, o reconhecimento com Bandeira Azul, está ainda dotada de uma série de extras, como esplanada, cais, parque infantil, biblioteca e um anfiteatro que prolonga a animação pela noite fora com concertos e sessões de cinema ao ar livre. Está em funcionamento desde 2000 e de entre os diversos serviços disponíveis o aluguer de canoas para explorar as suas margens é um dos mais procurados. Com condições ideais para a prática de canoagem e remo, já foi cenário de provas a contar para o calendário nacional e está em curso um projeto para aqui instalar uma pista oficial e respetivo centro desportivo, que servirá para estágios de atletas de alta competição.

 

PAMPILHOSA DA SERRA | Pampilhosa da Serra

Inaugurada em 2010, a nova praia fluvial de Pampilhosa da Serra trouxe uma nova vida ao centro desta vila serrana, em especial durante os meses de verão. Assume-se de facto como uma praia urbana, dotada de todas as infraestruturas necessárias para umas férias bem passadas e em completa segurança, que lhe valeram, uma vez mais, a atribuição da Bandeira Azul. Fica situada num açude instalado junto à ponte sobre a ribeira de Unhais-o-Velho, bem no coração da localidade, ao lado do edifício dos Paços do Concelho e também da Igreja Matriz. Ao longo das duas margens da ribeira conta com diversas zonas verdes e de descanso, com vista para as imponentes serranias vizinhas, que a todo o momento nos fazem lembrar onde estamos: numa praia urbana, sim, mas com muito sabor a campo.

 

ALCANENA | Olhos de Água

Situada junto à nascente do Alviela, esta praia é a exceção à regra numa zona famosa pelas suas grutas e rios subterrâneos. É chamada de Olhos de Água por ser neste local que nasce o rio Alviela, que durante séculos abasteceu de água a capital do país. Manhã bem cedo, o silêncio apenas é cortado pelo som da água corrente. Ainda sem gente no areal, centenas de peixes, de diferentes tamanhos, aproximam- -se da margem à procura de alimento. Mas nos dias de maior enchente (normalmente aos fins de semana) é também possível vê-los desde as pontes de madeira que, em diferentes pontos do parque, cruzam o curso de água. A zona envolvente está equipada com parque de merendas, parque infantil, parque de campismo, circuito de manutenção, campos de futebol e vólei e bar. E junto ao areal é ainda possível alugar toldos, espreguiçadeiras e canoas. Um pouco mais acima está o “Canhão do Alviela”, como é conhecido o desfiladeiro onde este rio brota para o exterior, a “nascente cársica mais importante do país”. Durante o tempo quente é possível percorrer o local observando as pequenas nascentes – os tais “olhos de água”. Bem no final do desfiladeiro fica a Gruta da Lapa da Canada, lar de centenas de milhar de morcegos. Obrigatória é também uma visita ao Carsoscópio, o moderno Centro Ciência Viva do Alviela, situado junto à praia. De uma forma lúdica e divertida, a informação é dada através de equipamentos interativos, como um simulador ao melhor estilo da Disneylândia, um filme explicativo em 3D ou o observatório de morcegos em tempo real, com recurso a câmaras instaladas na gruta.

 

GAVIÃO | Alamal

Guardada do outro lado do Tejo pelo sempre vigilante Castelo de Belver, a praia de Alamal surpreende de imediato pela sua beleza natural. O acesso faz-se por uma estreita estrada, com o Tejo em fundo, que serpenteia pela encosta até junto à antiga Quinta do Alamal – hoje transformada num moderno centro balnear. Estamos no interior do Norte Alentejano, mas no areal o cenário é em tudo idêntico ao de qualquer praia do Algarve – há toldos e espreguiçadeiras para alugar e os banhistas têm à disposição gaivotas e caiaques –, mas sem tanta gente. Envolvida por espaços verdes equipados com zona para campismo e campos desportivos, é uma praia muito procurada também por adeptos de desportos de aventura. Já quem preferir atividades mais calmas pode sempre apreciar as plantas exóticas do jardins da Quinta do Alamal ou simplesmente preguiçar na esplanada, ao som do coaxar das rãs. Obrigatório é um passeio pelo passadiço de madeira que percorre a margem, por entre madressilvas e lírios silvestres, até à Ponte de Belver, inaugurada em 1907 e cujo tabuleiro metálico, com 239 metros de comprimento, é ainda hoje o principal acesso à localidade para quem vem de sul.

 

ALCOUTIM | Pego Fundo

Num dos poucos concelhos do Algarve sem acesso ao mar, em Alcoutim também se vai à praia. Bem perto do Guadiana, na ribeira de Cadavais, a apenas 500 metros da vila, há uma represa que forma um pequeno lago, rodeado de um areal dourado que contrasta com o verde dos canaviais circundantes. É a praia de Pego Fundo. As suas águas calmas e quase rasas fazem desta praia um local perfeito para as crianças se banharem em segurança. Na área envolvente, um jardim relvado e cheio de sombras está equipado com mordomias para todas as idades: esplanadas, parque de merendas coberto, duches, rede de vólei e até um percurso de manutenção com diversas propostas de exercício físico para os mais velhos. Um verdadeiro oásis balnear para todas as idades, no Algarve, mas a mais de 60 quilómetros do mar. 

DESCUBRA AINDA