O QUE É O VERDORECA
A adesão ao VERDORECA permite aos estabelecimentos de Hotelaria, Restauração e Cafetaria a comercialização de águas, cervejas e refrigerantes em embalagens de tara perdida, cumprindo a legislação em vigor (portaria n.º 29B/98 de 15 de Janeiro). A celebração do contrato VERDORECA consiste num compromisso por parte do estabelecimento no sentido de efectuar a separação de todas as embalagens usadas, garantindo o devido encaminhamento para reciclagem.

O VERDORECA tem por objectivo a reciclagem dos resíduos de embalagens que são gerados no estabelecimento, contribuindo para a diminuição do volume de resíduos depositados em aterro.

Para aderirem ao VERDORECA, os estabelecimentos deverão assegurar a separação de todas as embalagens usadas que produzem, colocando-as nos equipamentos de recolha selectiva da sua zona, para que possam ser encaminhadas para reciclagem.

Garantia de reciclagem
Na generalidade das situações, a garantia de reciclagem pode ser dada mediante a deposição dos resíduos de embalagens num ecoponto ou sistema porta-a-porta municipal, uma vez que os Sistemas Municipais responsáveis pela recolha e triagem dos resíduos de embalagens urbanos têm contrato com a Sociedade Ponto Verde a nível nacional.