EMBALAGENS


As embalagens têm uma grande importância no nosso quotidiano e nas escolhas que fazemos em relação aos produtos de que necessitamos. A embalagem não é apenas um simples recipiente que acondiciona um determinado produto.

Para além de facilitarem a logística no transporte e armazenamento, protegendo os produtos, as embalagens garantem ainda condições de higiene e conservação adequadas e permitem aos consumidores ter acesso a diferentes unidades de medida.

As embalagens encontram-se em evolução constante, de forma a responder eficazmente às exigências de todos os intervenientes, ao longo do seu ciclo de vida.

Por outro lado, têm uma função informativa e promocional, facilitando a decisão de compra. Porém, nem sempre assim foi. O conceito actual de embalagem resultou da necessidade de ajustar os métodos de distribuição a partir dos anos 70, devido à crescente concentração populacional nos centros urbanos.




Assim, as embalagens tiveram que se adaptar às exigências do consumo moderno, tendo desempenhado um papel fundamental na sua dinamização. Actualmente, com os avanços tecnológicos neste campo e o aumento exponencial do consumo, as embalagens representam uma parte cada vez mais significativa no conjunto dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) gerados diariamente, tendo este valor subido nos últimos 30 anos.
As embalagens representam cerca de 20% dos resíduos que produzimos.