Logo Sociedade Ponto Verde

SUSTENTABILIDADE É...
União Europeia destina 2,2 mil milhões de euros para projetos de sustentabilidade
2016-02-18
União Europeia destina 2,2 mil milhões de euros para projetos de sustentabilidade

O Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (Po Seur) é o mais recente de 16 programas criados para a operacionalização da estratégia Portugal 2020, o novo quadro de apoios comunitários da União Europeia. O PO SEUR assume-se como instrumento da estratégia Europa 2020 para o campo da sustentabilidade e uso eficiente de recursos e vai abranger todo o território nacional, estando dotado de 2,2 mil milhões de euros de fundos comunitários.

Os fundos estão destinados à administração pública central e local, mas também a entidades associativas e setoriais nas áreas do ambiente, águas, resíduos, engenharia e proteção civil para o período entre 2014 e 2020. Parte do financiamento a projetos que será atribuído pelo PO SEUR tem caráter de fundo perdido, enquanto outra parte terá de ser reembolsada.

Tesla lança bateria doméstica Power Wall
2016-01-21
Tesla lança bateria doméstica Power Wall

Anunciada em 2015 e com comercialização agendada para o final do ano, a nova bateria Power Wall, da norte-americana Tesla, promete revolucionar o Mercado doméstico da produção e armazenamento de energia. De acordo com dados da Tesla, a empresa recebeu já perto de 40 mil reservas do novo equipamento provenientes de todo o mundo.

Na prática, a Power Wall é uma bateria (de iões de lítio recarregáveis) do tamanho de um frigorífico, que acumula energia gerada através de painéis solares ou da rede elétrica tradicional, aproveitando, por exemplo, os períodos em que a energia é mais barata.

Existem dois modelos: um de 7 kWh, que oferece uma autonomia de cerca de três horas e meia e que terá um preço a rondar três mil dólares, e um outro modelo, de 10 kWh, que garante uma autonomia na ordem das cinco horas, com um preço de cerca de 3500 dólares. Os modelos têm uma potência contínua de 2 kW, podendo ir até 3,3 kW. Resistentes a temperaturas entre -20ºC e 43ºC, as baterias podem ser instaladas dentro ou fora de casa.

EDP Destaca Centro Labelec
2015-12-18
EDP Destaca Centro Labelec

A Labelec é o centro de excelência técnica do Grupo EDP e presta serviços especializados nas áreas da produção, transporte e distribuição de energia elétrica. A EDP Labelec tem sete laboratórios acreditados pelo IPAC e possui a Certificação Integrada do Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança.

A gestão de resíduos na Labelec é feita de acordo com os dois tipos de resíduos produzidos: RSU (resíduos sólidos urbanos) e Perigosos (produzidos nos laboratórios).

A Certificação 3R6, atribuída pela Ponto Verde Serviços, focou-se na gestão de RSU e enquadrou-se num dos projetos nucleares do Plano Operacional de Sustentabilidade 2014 da EDP.

A primeira piscina pública biológica do mundo
2015-07-30
A primeira piscina pública biológica do mundo

A freguesia de King’s Cross, em Londres, tem estado nas bocas do mundo por ter anunciado a inauguração da primeira piscina pública biológica do mundo. 

Aqui não existem químicos, sendo a qualidade da água mantida por algas e plantas. 

A Of Soil and Water: King’s Cross Pond Club tem 40 metros de comprimento e pode receber até 100 banhistas em simultâneo. 

A primeira bola de futebol em cortiça natural
2015-07-23
A primeira bola de futebol em cortiça natural

A Sedacor – Grupo JPS Cork, sediada em Rio Meão, aproveitou a presença na Feira Tecnotêxtil, realizada em São Paulo, no Brasil, para apresentar a primeira bola de futebol em cortiça natural.

Cortiça portuguesa volta a ganhar prémios
2015-07-16
Cortiça portuguesa volta a ganhar prémios

Chama-se Ayers Cork, é um conjunto de mobiliário português feito de cortiça e arrecadou a medalha de bronze na edição de 2014/2015 do concurso internacional ‘A’ Design Award & Competition, na categoria Furniture, Decorative Items and Homeware Design. 

A mentora do projeto é a arquiteta Albertina Oliveira, que explicou que os móveis envolveram a utilização de tecnologia avançada na sua conceção: cada cadeira e a base da mesa foram esculpidas com uma máquina CNC a partir de um bloco único de cortiça. 

Ainda mais inovadores são o tampo da mesa e a campânula da luminária, feitos de corkbalt, um material que combina a fibra de basalto com a cortiça e que torna as peças mais leves.