Logo Sociedade Ponto Verde

SALÃO AUTOMÓVEL DE GENEBRA
Salão Automóvel de Genebra
2017-03-01
Salão Automóvel de Genebra

Que o mercado de automóveis elétricos está em franco crescimento a nível europeu (com Portugal incluído) não parece haver dúvidas. Mas depois de terem apresentado no Salão Automóvel de Paris, em setembro passado, modelos como o Renault Zoe ou o Opel Ampera, os construtores optaram por mostrar em Genebra, no primeiro grande salão automóvel europeu de 2017, modelos que também se movem exclusivamente a energia elétrica, mas que representam um olhar sobre as formas que terá a mobilidade do futuro.

 

Entre as novidades de Genebra, e considerando, sobretudo, propostas pensadas para a deslocação nas cidades, é incontornável destacar o i-TRIL, um protótipo desenvolvido pela Toyota Motors Europe em colaboração com o estúdio francês ED² e que representa a visão da marca nipónica para o ano 2030. Surge na linha de propostas como o Twizy, da Renault, mas com um look mais futurista. E soluções na mesma linha, já que, para além de 100% elétrico, se trata de um veículo autónomo.

 

À parte as novidades das marcas generalistas – como o Renault Zoe E-Sport, por exemplo –, os visitantes do salão de Genebra puderam ver ao vivo modelos que não se destinam ao mercado de massas, mas a clientes mais endinheirados, que, apesar de revelarem preocupações ambientais, não estão dispostos a abdicar de automóveis rápidos. E exclusivos. Nessa categoria surgem, por exemplo, híbridos como o Lexus LS 500h ou o Mercedes-AMG GT Concept, com mais de 800 cv de potência.

 

Nunca como agora a indústria automóvel pesquisou alternativas menos poluentes, muito impulsionada por uma procura crescente deste tipo de viaturas. Katsushi Inoue, presidente da Honda Motor Europe, diz mesmo que dois terços dos veículos que a marca irá vender na Europa em 2025 “terão motorizações 100% elétricas, híbridas, híbridas plug-in e fuel cells de hidrogénio”. Salões como este ajudam precisamente a desbravar o caminho até ao futuro, pelo já não há volta a dar: os motores a combustão parecem, a longo prazo, ter os dias contados.

 

SABIA QUE…

Em 2016, e segundo dados revelados pela Associação de Veículos Elétricos (UVE), foram vendidos em Portugal 756 automóveis completamente elétricos, o que representa um aumento de 17% face a 2015.
No top 3 dos automóveis full electric mais vendidos em Portugal em 2016, e segundo dados revelados pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal), encontram-se o Nissan Leaf, o BMW i3 e o Renault Zoe.

DESCUBRA AINDA