O primeiro fim de semana do Rock in Rio Lisboa 2026 já passou, mas a mensagem continua a ecoar muito para além do que se vive nos palcos: a sustentabilidade também faz parte da experiência de festival. Enquanto milhares de pessoas enchiam o Parque Tejo para assistir aos concertos, a Ponto Verde voltou a desafiar os festivaleiros a fazer reciclagem de embalagens.
Ao longo dos dois dias, os festivaleiros puderam participar no jogo interativo “Recycle Rockstar”, testar os seus conhecimentos sobre reciclagem de embalagens, ganhar prémios e contactar diretamente com as equipas da Ponto Verde espalhadas pelo recinto.
A presença dos mochileiros com ecopontos móveis ajudou também a fazer a separação e deposição correta das embalagens nos ecopontos, incentivando o público a adotar comportamentos mais sustentáveis sem se interromper a diversão.
Uma parceria com impacto dentro e fora do recinto
A parceria entre o Rock in Rio Lisboa e a Sociedade Ponto Verde, através da Ponto Verde, já faz parte da história do festival e continua a evoluir de edição para edição.
Mais do que disponibilizar infraestruturas para a deposição de resíduos de embalagem, o objetivo passa por sensibilizar os participantes e mostrar que cada gesto conta para a construção de eventos cada vez mais sustentáveis.
Para muitos, a presença de ações de sensibilização em festivais ajuda a reforçar comportamentos que já fazem parte da sua rotina. Para outros, é uma oportunidade para aprender mais sobre esta boa prática e perceber a importância de reciclar embalagens em qualquer momento e em qualquer lugar.
O Rock in Rio Lisboa regressa ao Parque Tejo nos dias 27 e 28 de junho e a Ponto Verde continua por lá para mostrar que a reciclagem de embalagens também pode fazer parte dos melhores momentos.
Porque quando música, diversão e sustentabilidade se encontram, o impacto vai muito além do festival.




