Declaração Anual 2012
Valores Ponto Verde
Calendário
Contrato
 
  [ Preenchimento Declaração Anual 2012 ]  
 
 

A Declaração Anual é o documento que as empresas aderentes ao sistema Ponto Verde preenchem anualmente para reportar a totalidade do peso das embalagens não reutilizáveis de produtos colocados no mercado nacional.

Neste menu encontra explicações sobre a forma de preenchimento da Declaração Anual Detalhada relativa ao ano de 2012.

Poderá consultar/fazer o download do impresso relativo à Declaração Anual Detalhada de 2012 aqui .

Caso a sua empresa facture menos de 100.000 euros e/ou coloque menos de 20.000 kg de embalagens no mercado por ano, consulte o menu DECLARAÇÕES ALTERNATIVAS e conheça as formas simplificadas de Declaração disponibilizadas pela Sociedade Ponto Verde.

 
     

  Como preencher a Declaração Anual Detalhada de 2012  
     
 
 

Para o preenchimento da Declaração Anual terá necessidade de classificar as suas embalagens em primárias, multipacks, sacos de caixa, secundárias e terciárias, terá que identificar o material de cada embalagem/componente de embalagem e ainda identificar a zona da declaração em que cada embalagem deverá ser declarada (Zona I – Embalagens de Produtos de Grande Consumo, Zona II – Embalagens de Produtos Industriais).

Para identificação das zonas de preenchimento que se aplicam às embalagens dos produtos que comercializa consulte o diagrama que se segue e, quando necessário, recorra à Tabela de Classificação de Embalagens Primárias por sector de actividade

   (1)Canal Horeca: Hotéis, restaurantes, cafés, cantinas, pastelarias e padarias com e sem fabrico próprio.  
   (2)Produtos para o mercado Industrial: produtos que irão sofrer uma transformação ou incorporação num outro bem ou serviço, não podendo ser vendidos individualmente ao público em geral nem se destinam ao canal Horeca

Na sua declaração de 2012 já não deverá incluir as embalagens de matérias-primas importadas directamente, situação em vigor desde 17/06/2011.

Se a sua empresa comercializa produtos com oferta ou venda de sacos de plástico ou papel, deverá indicar no campo específico para os sacos de caixa, a quantidade de sacos consumidos nesse ano em unidades e em peso total (kg).

De acordo com o diagrama acima apresentado, as empresas que colocam produtos simultaneamente no mercado industrial e no mercado de grande consumo, devem identificar a zona de declaração dos produtos que comercializam, através da consulta da Tabela de Classificação de Embalagens Primárias, de acordo com o seu sector de actividade.

A zona que for identificada para as embalagens primárias de um dado produto, será a mesma que se aplica às respectivas embalagens multipacks, secundárias e terciárias.

O peso das Embalagens Secundárias e Terciárias de produtos que não têm embalagem primária deve ser incluído:

    Na Zona I: Caso os produtos que embalam se destinem ao mercado doméstico ou canal horeca/catering.  
    Na Zona II: Caso os produtos que embalam se destinem ao mercado industrial.  

A consulta da Tabela de Classificação deve ser feita por sector de actividade da empresa seguindo os seguintes critérios:

    1º Identificação do sector de actividade da empresa  
    2º Identificação da zona de preenchimento da Declaração Anual – a zona identificada aplica-se à embalagem primária, às respectivas componentes e às embalagens secundárias e terciárias, caso existam.  

NOTA:
Regra do material predominante: Quando o componente de uma embalagem não é facilmente separável, considera-se o seu peso no material predominante do conjunto. Exemplo: rótulo de papel de um boião de vidro é declarado no vidro.

  Tabela de Classificação de Embalagens Primárias por Sector de Actividade SPV [ Download ]