logo Sociedade Ponto Verde

PROJETOS
A Sociedade Ponto Verde tem apoiado projectos na área deInvestigação e Desenvolvimento
Circular Sim Tech
2020
O projeto tem como objetivo promover a economia circular, a descarbonização da gestão de resíduos e o uso eficiente dos recursos, através do desenvolvimento e da disponibilização de simuladores com grande detalhe na modelação de todos os processos tecnológicos envolvidos na cadeia de valor de processamento dos resíduos.
Estes simuladores permitirão conhecer, com rigor e de forma interativa, o impacto das ações dos seus utilizadores na capacidade de separação de materiais constituintes dos produtos que compõem os RU e as embalagens depositadas nos ecopontos, particularmente ao nível do respetivo potencial de reciclagem e das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), bem como simular os efeitos de alterações comportamentais.

Entidade Proponente: TRATOLIXO – Tratamento de Resíduos Sólidos, E.I.M., S.A.

Entidades Parceiras: IN+ Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento do Instituto Superior Técnico; 3 Drivers – Engenharia, Inovação e Ambiente, Lda.

Duração do projeto: 12 meses (em execução)
Pack4Sustain
2020
A reduzida taxa de reciclagem e a baixa reciclabilidade, quer pela natureza do material constituinte quer pela presença de contaminantes que dificultam ou impossibilitam a sua reciclagem, levaram à falta de circularidade das embalagens.
O eco-design é fundamental para se conseguir melhorar as embalagens e permitir a máxima circularidade das mesmas, reduzindo o consumo de recursos virgens e causando o menor impacte nos ecossistemas marinhos devido ao lixo marinho.
O objetivo do Pack4Design é o de desenvolver uma ferramenta que permita alcançar uma embalagem mais sustentável. O utilizador do protótipo poderá avaliar o nível de circularidade e o potencial impacte ambiental no ecossistema marinho da sua embalagem. Caso o resultado não seja promissor são sugeridas alterações, para que possa melhorar a sua embalagem. A ferramenta será concebida para um conjunto representativo das embalagens de típicas em Portugal.

Entidade Proponente: DCEA, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa

Duração do projeto: 14 meses (em execução)
Trash4Goods
2020
O Trash4Goods (T4G) é um projeto de inovação que tem como missão consciencializar, educar e incentivar as pessoas a participarem ativamente na reciclagem, através de um sistema de gamification que premeia as práticas sustentáveis dos nossos utilizadores.
Os caixotes inteligentes permitirão fazer a recolha de embalagens sem que ocorra contaminação, utilizando um sistema de validação que analisará os resíduos lá colocado, rejeitando e educando quando a separação é mal efetuada.
Os utilizadores serão recompensados através de pontos numa aplicação, que poderão mais tarde ser trocados por descontos, junto de parceiros do projeto. A app irá também guardar e disponibilizar toda a atividade do utilizador para que este tenha noção do impacto por si criado, motivando-o a reciclar cada vez mais.
https://www.trash4goods.com/#/

Entidade Proponente: JUNITEC - Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico

Duração do projeto: 12 meses (em execução)
3D-Misto
2020
A fim de estar sempre na vanguarda e aproveitando a revolução tecnológica que vivemos, este projeto busca novas texturas e aplicações, fizemos provas suficientes para acreditar que uma produção 3D é possível para os plásticos mistos. Será criada uma unidade de laboratório e produção para começar a fabricar e testar diferentes técnicas de base. Além disso, esta técnica dá ao produto características únicas. A fabricação 3D, permite dar sentido à economia circular, tão necessário nestes tempos, já que os produtos manufaturados serão reutilizáveis e recicláveis. Outra vantagem comparativa é permitir produtos mais exclusivos e personalizados. Abre um leque de possibilidades, que no futuro permitirá menores custos e tornar a reciclagem mais sustentável e mais eficiente em termos ambientais e económicos.

Entidade Proponente: LIGEPLAS, S.L.

Duração do projeto: 12 meses (em execução)
Prova de conceito para projeto “Closing the Loop on Plastic”
2020
Motivados pelo problema relacionado com a inexistência de processos de reciclagem de plásticos mistos, devido à sua heterogeneidade, surgiu a oportunidade de se desenvolver conhecimento que permita a valorização deste tipo de resíduo a partir da funcionalização com gradiente de propriedades, de forma a obter produtos de maior valor acrescentado.
Os materiais a conceber serão desenvolvidos a partir da exploração da tecnologia de moldagem por compressão a quente, seguindo uma filosofia de design circular, onde os resíduos serão utilizados como uma matéria prima capaz de corresponder aos requisitos do mercado.
O pré projeto em questão, servirá para validação da tecnologia que será utilizada com a finalidade de criação de alternativas para a mitigação do problema de sustentabilidade, associado à dificuldade de reciclagem dos plásticos mistos. A partir dessa tecnologia, será possível utilizar os resíduos de plásticos mistos como matéria prima para produtos com valor de mercado.

Entidade Proponente: Givaware, Lda.

Duração do projeto: 9 meses (em execução)