logo Sociedade Ponto Verde

PROJETOS
A Sociedade Ponto Verde tem apoiado projectos na área deInvestigação e Desenvolvimento
PoVeRE - Política Verde para resíduos de embalagens
2012

O projecto pretende desenvolver uma ferramenta de cálculo para determinar um VPV inteligente e sustentável, i.e., que inclua não só aspectos económicos mas também ambientais e sociais de modo a dar indicações aos produtores de embalagens sobre como deverão produzi-las com vista aos impactes que terão no seu fim de vida. O VPV a calcular terá em consideração diversos patamares (classes diferenciadas) de forma a incentivar a inovação nos processos de produção e consequente redução de resíduos de embalagens.

  

Entidade proponente: UNINOVA - FCT-UNL

 

Duração do projecto: 2012 a 2014.

Recuperação de vidro a partir do rejeitado pesado do tratamento mecânico-biológico
2012

Um objectivo do projecto é determinar a viabilidade de recuperação do vidro reciclável ocorrente no TMBr. Estudar-se-á, por um lado, o domínio de aplicabilidade da triagem óptica ao TMBr, tanto do ponto de vista da granulometria, como do teor em humidade e contaminantes, em particular em matéria orgânica. Antecipando-se a incapacidade de aplicação daquele processo ao TMBr tal-qual, estudar-se-ão soluções de pré-processamento que permitam a sua utilização.

  

Entidade proponente: CERENA-ADIST-IST 

 

Duração do projecto: 2012 a 2015.

Sociedade iluminada
2012

É um projecto de reutilização de materiais, com recurso a resíduos domésticos, (estruturas de iluminação, louças, vidros, cápsulas de café, embalagens tetrapack) e industriais (refugo de fábricas de cerâmica, de vidro e de metais), de modo a diminuir a quantidade de desperdícios, cujo destino são os aterros.


A par da actividade principal, este projecto também se propõe ter uma vertente pedagógica, que consistirá na concepção de acções de formação/Workshops com vista a sensibilizar consciências para a problemática do desenvolvimento sustentável através do Design e da Arte.

http://joana-cabrita.wixsite.com/joanacabrita

Entidade proponente: Joana Martins

 

Duração do projecto: 2012 a 2014.

Travetec - Travessas de caminhos-de-ferro em plásticos mistos
2012

O projecto tem como objectivo o desenvolvimento de travessas para assentamento de linhas de caminho-de-ferro em material composto maioritariamente por plásticos provenientes da fileira dos plásticos mistos.


O trabalho que se propõe realizar para alcançar o objectivo do projecto atende aos três aspectos seguintes:

 

  • investigação e desenvolvimento de um material composto por dois ou mais tipos de plástico reciclado, aditivos, e eventualmente reforços;

 

  • processamento e ensaio de barras deste material em equipamento industrial com as dimensões adequadas à produção de travessas de caminho-de-ferro;

 

  • recolha de informação sobre especificações técnicas destes materiais, produção de um caderno de especificações de produto (data sheet), avaliação preliminar de ciclo de vida, e finalmente a análise da legislação. 

 

Entidade proponente: PIEP - Universidade do Minho

 

Duração do projecto: 2012 a 2015.