Logo Sociedade Ponto Verde

Neste dia celebramos a Reciclagem!
Neste dia celebramos a Reciclagem!
2019-05-17
Neste dia celebramos a Reciclagem!

A 17 de Maio comemora-se o Dia Internacional da Reciclagem, data que a Sociedade Ponto Verde celebra em grande através de um conjunto de ações de sensibilização

 

Para celebrar o Dia Internacional da Reciclagem, data instituída pela UNESCO e fixada nos calendários a nível mundial a 17 de Maio, a Sociedade Ponto Verde (SPV) decidiu alargar as comemorações a todo o mês de Maio, desenvolvendo um conjunto de iniciativas que pretendem sensibilizar toda a comunidade para a importância da reciclagem.

 

Ideais com Garra ”, é uma iniciativa com o seu ponto de partida no próximo dia 18 de Maio, no Jardim Zoológico de Lisboa, onde a SPV vai reunir as famílias para um dia cujo programa inclui passatempos e workshops dedicados aos mais novos e aos adultos. Uma jornada de conhecimento e sensibilização em torno da reciclagem das embalagens. No Bosque Encantado do Zoo, o parque de merendas está equipado com mobiliário produzido a partir da reciclagem de embalagens de plástico. Dezasseis toneladas que permitiram produzir mesas de pic nic, casinhas de brincar e vedações.

 

Nas redes sociais da Sociedade Ponto Verde decorre durante todos os dias de maio, um passatempo com quizzes onde o participante habilita-se a ganhar os cobiçados ecobags. Os três sacos para separação das embalagens facilitam a reciclagem em casa e são o presente ideal para adotar novos hábitos nesta dia internacional da reciclagem.

 

A reciclagem em Portugal tem um percurso de mais de 20 anos e as transformações têm sido notórias, para as quais a Sociedade Ponto Verde sempre desempenhou um papel ativo.

 

Conforme faz questão de frisar Ana Isabel Trigo de Morais, CEO da SPV, “a nossa missão passa não só por transformar resíduos em recursos, mas também inspirar mudanças de comportamento e mentalidades em relação aos resíduos, contribuindo para uma transição para a economia circular no nosso país, através da promoção de melhores práticas”.

 

 

Para compreender a evolução da dinâmica da reciclagem entre a população portuguesa, importa recordar que, hoje em dia 71% de lares são separadores, sendo que, em 2014, apenas 41% efetuava a separação de embalagens usadas.

 

Para esta participação em muito contribui uma cobertura de 100% do teritório no que respeita à recolha seletiva,  na sua maioria composta pelo sistema de ecopontos. No total, existem mais de 45 mil ecopontos espalhados pelo país, ou seja, um ecoponto para cerca de 250 habitantes, quase quatro vezes mais que caixas multibanco.  

 

Estes anos de reciclagem em Portugal somam números de sucesso: graças às quantidades de embalagens que encaminhamos para reciclagem, é possível, num minuto reciclamos tantas embalagens de metal que dariam para produzir 44 bicicletas ou tantas embalagens de plástico que dariam para produzir 500 pares de calças!

Só neste dia internacional da reciclagem vamos conseguir reciclar tantas embalagens de plástico, metal, vidro e papel/cartão como o peso equivalente de 7 foguetões.

DESCUBRA AINDA