Logo Sociedade Ponto Verde

Ponto Verde Lab: inovação nas embalagens
Ponto Verde Lab: inovação nas embalagens
2021-05-10
Ponto Verde Lab: inovação nas embalagens

A Sociedade Ponto Verde (SPV) remodelou o site Ponto Verde Lab. Esta plataforma digital tem como objetivo promover o reforço de investimento nas áreas de Investigação e Desenvolvimento (I&D) aliadas ao Ecodesign, na cadeia de valor das embalagens e resíduos de embalagens, procurando desafiar não só os agentes da cadeia de produção, mas também a Academia e profissionais de outras áreas, a desenvolverem embalagens mais sustentáveis e com maior potencial de reciclabilidade após o consumo.

 

O Ponto Verde Lab foi inicialmente desenhado como uma plataforma que contribuía para o alcance dos objetivos definidos na estratégia de Prevenção da SPV, mas face às crescentes exigências no campo da reciclagem de embalagens e da economia circular, tornou-se essencial uma aposta reforçada na Inovação através do desenvolvimento de  uma estratégia que potencia as áreas de Prevenção e de I&D, sob uma marca única.

 

O objetivo do Ponto Verde Lab é contribuir de forma efetiva para a obtenção de conhecimento, de novas atualizações na área das embalagens e resíduos, através da promoção e apoio financeiro à execução de estudos e projetos I&D, potenciando a exploração de oportunidades de incorporação de materiais reciclados, passando pelo desenvolvimento e testes a novas embalagens de materiais alternativos, até à logística e novos modelos de negócios.

 

“Ao longo dos seus 25 anos de atividade, a SPV tem aumentado o seu contributo

para o conhecimento científico e para o processo de gestão e desenvolvimento de novas soluções para as empresas embaladoras. A reformulação que estamos agora a fazer no projeto Ponto Verde Lab é uma evolução natural que vai responder de acordo com as novas políticas de sustentabilidade, acelerando a inovação, a disrupção e a evolução do setor, em conjunto com os nossos vários parceiros.  ”, explica Ana Isabel Trigo Morais, CEO da SPV.

 

Esta nova estratégia traduz-se agora no renovado site do Ponto Verde Lab, que integra também o programa de aceleração Re-Source. Em colaboração com a consultora de inovação colaborativa Beta-i, este programa de inovação aberta desafia start-ups de todo o mundo a colaborar com a SPV na criação de projetos-piloto que visem aumentar as taxas de reciclagem junto dos consumidores e dar origem a novas soluções para categorias específicas de resíduos.

 

Uma vez que o universo da I&D possibilita a conceção de novos métodos de reciclagem de embalagens que contribuem para o desenvolvimento de uma indústria mais forte e coesa em Portugal, esta estratégia está alinhada com a apostada SPV na inovação do setor, algo que tem vindo a fazer desde a sua criação, em 1998, e que resultou desde então na alocação de mais de 11,5 milhões de euros para apoiar dezenas de projetos e envolvendo mais de 80 parceiros neste objetivo.

DESCUBRA AINDA