A Sociedade Ponto Verde (SPV) e a Fundação Centro Cultural de Belém (CCB) estabeleceram um Protocolo de Cooperação que reforça o compromisso comum com a sustentabilidade ambiental e a reciclagem de embalagens. O foco está na formação, sensibilização e promoção de boas práticas na gestão destes resíduos no contexto cultural.
Decorrente desta parceria, a Fundação CCB atribui à SPV o estatuto de “Parceiro para a Sustentabilidade” que, no âmbito da sua missão, irá desenvolver um conjunto de ações para ajudar na otimização e valorização dos recursos usados no CCB, e a tornar o seu sistema de gestão de resíduos mais eficiente.
Estão previstas campanhas de sensibilização ambiental dirigidas ao público, integradas na programação cultural do CCB, nomeadamente festivais ou dias temáticos, e a instalação de várias estruturas de ecopontos para facilitar a reciclagem das embalagens por parte dos visitantes. A SPV também levará ao CCB algumas das suas iniciativas, como as sessões formativas da Academia Ponto Verde, e a sua equipa de mochileiros participará em eventos para desafiar os visitantes a responderem a quizzes sobre reciclagem de embalagens.
Ao abrigo deste Protocolo de Cooperação, estão ainda contempladas formações a serem prestadas por parte da SPV aos colaboradores da Fundação CCB e aos seus parceiros de operação, a distribuição de ecobags e a disponibilização de materiais educativos e de comunicação sobre reciclagem de embalagens para apoiar de forma contínua a correta gestão destes resíduos.
Para Madalena Reis, Administradora da Fundação CCB, “a parceria com a Sociedade Ponto Verde representa um passo importante no reforço do compromisso ambiental do CCB. Acreditamos que a cultura deve ser também um veículo de mudança e sensibilização para práticas mais sustentáveis, envolvendo não só os nossos visitantes, mas também as nossas equipas e parceiros. Com esta colaboração, pretendemos inspirar uma atitude coletiva que contribua para um futuro mais responsável e consciente.”
“É fundamental para a SPV continuar a promover a literacia ambiental, em especial no que diz respeito à reciclagem de embalagens — uma área onde Portugal enfrenta metas muito ambiciosas. Por isso, esta parceria com a Fundação CCB, que é uma entidade com reconhecidas preocupações ambientais e com forte impacto social e educativo, é particularmente relevante. Através da sua programação cultural e do elevado número de visitantes, conseguimos atuar em proximidade e reforçar as boas práticas ambientais junto do público, das equipas e dos parceiros. Só com o contributo de todos e uma atitude coletiva conseguiremos fazer mais e melhor na gestão destes resíduos,” refere Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.
|