Logo Sociedade Ponto Verde

PORTUGAL A PEDAIS
Portugal a pedais
2012-10-01
Portugal a pedais

De Lisboa a Badajoz de bicicleta são 330 quilómetros, distância perfeitamente ciclável. O desafio é de Paulo Guerra dos Santos, mentor do projecto Ecovias de Portugal (www.ecovias.pt.vu). Para já, esta é a única rota de longo curso devidamente traçada por este engenheiro de estradas. Mas há mais duas em estudo: Lisboa-Sagres e Aveiro-Guarda.

 

“Ecovias são percursos para toda a gente, desde o atleta que faz 100 quilómetros por dia a pessoas que podem ter uma vida algo sedentária”, explica. Nestes périplos o objectivo não é pedalar o mais depressa possível: mais do que a chegada, importa a viagem. “Se for de Mora para Avis de automóvel vejo o centro de Mora e depois o centro de Avis. Na bicicleta, a 15/20 km/hora, é muito fácil parar e tirar uma fotografia, olhar para um ribeiro, interagir com os locais, arrancar uma laranja, apanhar amoras silvestres…”, descreve Paulo Guerra dos Santos.

 

As ecovias não são estradas convencionais (excepto quando não há outra alternativa e caso sejam vias com pouco trânsito), mas caminhos agrícolas, secundários, de terra. Desde que começou a dedicar-se a este projecto, o mentor do site redescobriu Portugal. “Achava que conhecia o país, muitas cidades e vilas, mas esqueci-me que não conhecia o que há entre elas. E é isso que faz o território”.

 

A preparar o doutoramento em políticas públicas no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, este engenheiro de estradas pretende lançar, em parceria com as autarquias, rotas de pequena dimensão: itinerários de dois dias, ideais para um fim-de-semana. O investimento é mínimo, até porque os caminhos já existem. Mas não se fica por aqui: a Europa será o passo seguinte. Mais: “Gostava de ser o primeiro ser humano a pedalar na Lua ou em Marte”, confessa.

 

Fotos: Paulo Guerra dos Santos / Filipe Pombo AFFP

DESCUBRA AINDA