Logo Sociedade Ponto Verde

ARTE URBANA PARA PÁSSAROS
Arte urbana para pássaros
2013-05-17
Arte urbana para pássaros

O jovem dinamarquês Thomas Dambo Winther trocou os grafitis por casas para pássaros. Continua a ser arte urbana, mas mais consensual, reconhece. “Quando eu fazia arte urbana convencional, não sentia que as pessoas a apreciassem da mesma forma que apreciam as casas para pássaros”, diz. Thomas torna as cidades mais hospitaleiras para os pássaros e mais bonitas para os humanos.

“Tudo começou quando tropecei numa grande pilha de tábuas de madeira que iam ser deitadas fora. Então, pedi a um amigo que me ajudasse a levá-las para casa. Na altura eu fazia arte urbana normal. Só alguns meses depois tive a ideia de fazer arte urbana com casas para pássaros a partir dessas tábuas”, recorda. Aliás, este é o seu método criativo: “Em vez de fazer um desenho e depois comprar os materiais necessários, encontro os materiais e crio alguma coisa a partir deles”.

Coloridas e acolhedoras, as casas que constrói são colocadas em locais mais ou menos óbvios, como parques e jardins, ou ruas muito movimentadas e barulhentas para chamar a atenção dos transeuntes, como se perguntassem: “Não seria bom se vivêssemos de maneira a que os pássaros vivessem connosco?”. “Os pássaros são os únicos animais que vemos todos os dias em ambiente urbano. E são uma parte importante da natureza na cidade: espalham sementes, comem insectos, etc. A forma como construímos as nossas cidades, parques e edifícios não deixa muito espaço para eles. As casas para pássaros procuram ajudá-los”, diz Thomas.  

DESCUBRA AINDA