Logo Sociedade Ponto Verde

ECO CONFORTO
Eco Conforto
2011-03-01
Eco Conforto

A RECICLA partiu à descoberta de locais que aliam com sucesso o conforto à sustentabilidade. 
Porque em Portugal já é possível viajar deixando apenas uma leve pegada ecológica.

 

Cada vez mais os momentos de puro lazer são raros e por isso preciosos. Merecidos e esperados com expectativa, não devem, no entanto, gerar danos ambientais. A escolha de um destino e, sobretudo, do tipo de alojamento exigem olhar crítico. Convém questionar: serão os materiais de construção locais e/ou reciclados e recicláveis? As águas residuais são reutilizadas? Quanto às actividades em tempo de lazer também merecem profunda análise. O ideal seria usufruir da cultura e natureza envolventes com simplicidade, de forma a reduzir a pegada ecológica. Parece lógico, mas continuam-se a construir campos de golfe em zonas com escassez de água ou a servir alimentos exóticos produzidos a milhares de quilómetros, em detrimento das iguarias locais.

Porque nem sempre a pesquisa solitária é fácil, a RECICLA escolheu seis projectos de que o país se pode orgulhar. Unidades que promovem o conceito de turismo sustentável e responsável, no qual o visitante é convidado a participarem, com todos os sentidos alerta na grande festa que é a vida na Terra.

 

Casa Melo Alvim

Ao lado da pedra de armas que encima a porta deste solar, o mais antigo de Viana do Castelo, encontramos o Rótulo Ecológico Europeu, atribuído à exigente política ambiental aqui exercida. A Casa Melo Alvim é uma ode à história com novos contornos ecológicos. A começar pelos 20 quartos: dotados de todas as comodidades modernas – em estilos que vão da D. Maria ao barroco, passando pelo contemporâneo –, são montra das parcerias realizadas com diversas empresas na opção pela sustentabilidade. Os têxteis utilizados foram produzidos sem recurso a tratamentos químicos, a tinta que embeleza os interiores tem a mesma preocupação e até o papel higiénico e sua embalagem são 100% reciclados. A Carta Verde, documento presente nos quartos, e na qual a família Laranjeira, proprietária da casa, se compromete a agir activamente na redução dos gastos em água e energia, estende-se a funcionários e aos hóspedes. Prova de que conforto e luxo não são antónimos da sustentabilidade. Fica apenas a 4 km da praia e encontra-se associado a um health club da cidade para que os hóspedes em qualquer altura do ano usufruam do melhor que a região tem.

Contactos: Casa Melo Alvim, Av. Conde da Carreira, n.º 28, Viana do Castelo, Tel.: 351 258 808 200, www.meloalvimhouse.com

 

Casas da Península

Entre as Lagoas Formosa e Travessa, inseridas na Herdade da Comporta, no meio de quilómetros de campos de cultivo e junto a algumas das mais belas praias portuguesas, ficam as Casas da Península. Construídas em madeira certificada e elevadas sobre estacas, respeitando a capacidade e superfície de infiltração de águas no solo, têm como revestimentos exteriores materiais locais como colmo e brezo. Disponíveis para venda, em lotes que vão dos 600 aos 1500 m2, as suas características isolantes contribuem para o equilíbrio térmico, energético e sonoro das habitações, reduzindo as necessidades de utilização de energia. Para o aquecimento das águas sanitárias são utilizados sistemas solares complementares. Um mimo para todos os sentidos.

Contactos: Espaço da comporta, EN 253, Km1, www.herdadedacomporta.pt.

 

Quinta dos Curubás

Fica na ilha de S. Miguel, a maior do arquipélago dos Açores, próximo de Vila Franca do Campo, e tem nome de fruta: Quinta dos Curubás. Equipada com painéis solares para o aquecimento da água e electrodomésticos com baixo consumo de energia, faz o reaproveitamento da água da chuva para todas as águas sanitárias. Possui, ainda, sistema de esgotos que funciona por evapo-transpiração, reaproveitando os resíduos sólidos e transformando 70% dos mesmos em oxigénio. O lixo orgânico é utilizado como adubo na horta e pomar. Quanto às casas são construídas em pinho e possuem isolamentos térmicos e acústicos, de forma a apreciar a calma açoriana em todo o seu esplendor.

Contactos: Estrada Regional, 1, Ribeira Seca, Vila Franca do Campo, Tel.96 173 98 80, www.quintadoscurubas.com

 

ZMAR – Eco Camping Resort & Spa

O ZMAR – Eco Camping Resort & Spa, situado na Zambujeira do Mar em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano, é o primeiro parque de campismo de cinco estrelas em Portugal. A madeira utilizada nos bungalows garante conforto térmico, isolamento acústico, poupança energética e baixo teor de humidade, além de maior capacidade anti-sísmica e durabilidade. Quanto ao plástico do mobiliário exterior e da sinalética, é reciclado. Os edifícios estão construídos sobre estacas para minimizar a impermeabilização do solo e foram orientados tendo em consideração a luz solar, de forma a reduzir a utilização de ar condicionado. Painéis solares fotovoltaicos e energia térmica são utilizados no aquecimento da água de todas as instalações. Existe também uma central de transferência para o tratamento do lixo e outra para tratamento da água. Melhor que tudo: fica perto das mais belas e impolutas praias do país.

Contactos: Herdade-A-de-Mateus, S. Salvador, Odemira, Tel. 707 200 626, www.zmar.eu

 

Hotel Jardim Atlântico

Localizado na Aldeia dos Prazeres/Calheta, o Jardim Atlântico já detém dezenas de prémios e certificações ambientais. Foi o primeiro em Portugal a ser rotulado como Eco-Hotel, certificado com o Lidera, sistema de avaliação da sustentabilidade e com o certificado Biosphere, da UNESCO. Serve cozinha orgânica e tratamentos com base em produtos naturais. Já a decoração segue os preceitos do feng shui, que alia a harmonia ao conforto). Facilita o contacto com a cultura local através de actividades como aulas de bordados da Madeira, jardinagem ou visitas à Quinta Pedagógica. Autêntico paraíso natural.

Contactos: Lombo da Rocha, Prazeres, P-9370-605 Calheta – Madeira, Tel.: 291 820 220, www.jardimatlantico.com

 

Aldeamento Villas d`Água

 Próximo de Olhos d’Água, em Albufeira, o Aldeamento Villas d`Água é o exemplo perfeito da harmonia entre turismo e natureza envolvente. Um terço do terreno em exploração foi reservado para a protecção da arriba e o seu declive natural permitiu distribuir com charme, em forma de anfiteatro, as 52 unidades de alojamento. Apenas um detalhe de luxo e bem-estar num resort que proporciona aos seus frequentadores serviço de spa, talassoterapia, clube de ténis, além de restaurante de cozinha tradicional e internacional e um bar. O aldeamento foi certificado como eco-hotel pela TÜV Rheinland Portugal, certeza de que o espaço responde a todas as medidas de preservação ambiental.

Contactos: Torre da Medronheira, Olhos d’Água, Albufeira, Tel. 289 580 000, www.villasdagua.pt

DESCUBRA AINDA