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"APOIAMOS PRODUTORES LOCAIS E NACIONAIS"
2017-01-27
"Apoiamos produtores locais e nacionais"

Os supermercados Jumbo fazem atualmente 92% de aproveitamento dos resíduos que produzem, número que deixa Ana Rita Cruz orgulhosa. No entanto, o objetivo é chegar aos 100%, assume. O combate ao desperdício e o comércio responsável estão entre as práticas a desenvolver cada vez mais de modo a contribuírem para uma verdadeira economia circular.

 

Que medidas nortearam a criação deste departamento?

Os valores da empresa e as preocupações ambientais sempre estiveram presentes. Em 2002, altura da sua implementação, e que coincidiu com a minha entrada na empresa, fizemos o levantamento ambiental em todas as lojas existentes, 15, e analisámos a legislação aplicável para averiguar a conformidade legal e ver qual o nosso ‘estado da arte’. A partir daí, começámos a implementar planos de ação para melhoria loja a loja, com monitorização de indicadores por objetivos. Já se fazia a separação dos resíduos, mas não com a malha fina com que hoje em dia fazemos. Optámos também por dar formação em ambiente a todos os nossos colaboradores, e daí termos bons resultados na gestão dos resíduos, o que tem muito a ver com o termos investido nas pessoas. Elas percebem que são uma peça chave nesta engrenagem.

 

Em 2007, todas as lojas tinham um bom desempenho ambiental, ainda assim sobem a fasquia e as vossas lojas de Almada e Alfragide passam a ter certificação ambiental…

… à data eram as nossas duas maiores lojas. Achámos que estava na altura de começarmos a certificar lojas pelo ISO 14001, uma norma internacional que demonstra o compromisso ambiental da empresa. Atualmente, nove são lojas certificadas, o que representa 43% do volume de vendas. Ou seja, são as mais relevantes, as que impactam um maior número de pessoas. Nas nossas 33 lojas temos também atuado muito ao nível comercial. Fomos a primeira grande empresa de distribuição a incutir no consumidor a reutilização de rápidas porque o cliente levava um saco reutilizável.

 

Que consequências teve nos resultados do grupo?

Temos alcançado resultados muito consistentes, como a redução de consumo de recursos e a gestão mais eficiente de resíduos e outras emissões geradas. Se analisarmos os números de 2005 e os de 2015, verificamos que consumimos hoje em dia menos 31% de eletricidade por metro quadrado. Em termos de água, consumimos menos 61% por metro quadrado. A grande evolução e os nossos melhores indicadores são os da área dos resíduos: duplicámos o número de lojas e conseguimos produzir menos 14% de resíduos.

 

Como se chega a esse grau de eficiência?

Separamo-los o máximo possível. Valorizamos 92% dos resíduos – só 8% vão para aterro e o nosso objetivo é chegar aos 0%. Em todas as lojas temos sítios de recolha, uns obrigatórios, outros voluntários. O cliente sabe que tem ali um sítio fixo onde pode levar pilhas, toners ou tinteiros, rolhas de cortiça, óleos alimentares, equipamentos elétricos e eletrónicos, os mais variados resíduos…
 

E quais as linhas de atuação a médio prazo?

O combate ao desperdício – internamente e envolvendo os fornecedores. Por outro lado, queremos continuar este comércio responsável, com produtos mais sustentáveis, sempre ao melhor preço, tentando incutir a importância do consumo consciente, e as pessoas estão a comprar menos e melhor. Por fim, queremos contribuir para uma verdadeira economia circular e apostar no ecodesign dos nossos produtos de marca própria. Por último, move-nos o combate às alterações climáticas.
 

 

JANELA DE BOAS PRÁTICAS
Uma das bandeiras na área da sustentabilidade do Grupo Jumbo é o apoio à produção local e nacional. Aliás, como refere Ana Rita Cruz, “todas as lojas têm a incumbência de averiguar quais os melhores produtores e com boas práticas no seu raio de influência. Se cumprirem todos os critérios de qualidade, o chamado Visa Auchan, passam a fornecedores locais e mais tarde podem alargar a distribuição a todas as lojas”. Desde o início do ano, o grupo tem um microsite dedicado às chamadas boas práticas ambientais. Na comunicação feita através do Jumbo Responsável (http://responsavel.jumbo.pt/) fica-se a conhecer o percurso de um alimento, desde a origem ao prato.
“São produtos nacionais, produzidos para minimizar o impacto no ambiente, mas também para o bem-estar animal.” O frango do campo Vida Auchan é um exemplo. Num microfilme de três minutos, o produtor mostra o local, o modo de crescimento lento e a alimentação destes animais. Opções que conferem à carne um sabor diferente do da restante oferta do mercado, garantem. Mas há mais exemplos: uma horta caseira; a abertura de mais um concurso promovido pelo Rik&Rok, clube que há 20 anos faz um trabalho de sensibilização ambiental em escolas, ou até o modo como as lojas Jumbo estão a racionalizar o consumo de energia.

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